A empresa francesa de alimentos Danone ampliou o recall de fórmulas infantis que iniciou na última quinta-feira (5). Agora, o recolhimento dos produtos atinge, além de Áustria e Alemanha, França, Hungria, Polônia, Romênia, Suíça, Grã-Bretanha, Espanha, Croácia e Eslovênia. A informação foi confirmada por autoridades sanitárias dos países à AFP.
As fórmulas, diz a fabricante, podem estar contaminadas com toxinas que podem causar náuseas, vômitos e diarreia. Os produtos do lote em questão foram distribuídos em 60 países desde dezembro.
No primeiro anúncio de recall, centenas de lotes foram afetados, incluindo mais de 120 remessas das fórmulas Aptamil e Milumil na Áustria e Alemanha; na França, a decisão inclui 119 lotes de Gallia and Bledilait, outra marca de nutrição infantil, segundo autoridades.
A Danone afirmou que está realizando o recall “no contexto das recomendações atualizadas sobre cereulida“.
“Queremos tranquilizar todos os pais: nossas fórmulas infantis são seguras. Todas elas são produzidas de acordo com normas rigorosas de segurança alimentar e passam por controles rigorosos antes de saírem de nossas fábricas”, disse a empresa na quinta-feira.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) reduziu drasticamente, nesta segunda-feira (9), os níveis máximos permitidos de cereulida.
O recolhimento de fórmula infantil potencialmente contaminada aumentou a pressão sobre a empresa chinesa Cabio Biotech, fornecedora de um ingrediente usado em fórmula infantil suspeito de contaminação.
Com sede na cidade de Wuhan, no centro da China, a Cabio Biotech é uma das maiores produtoras mundiais de ARA, um ácido graxo usado principalmente em fórmulas infantis e produtos alimentícios.
A cereulide foi descoberta no ARA fabricado pela Cabio Biotech.
A Danone informou que os consumidores devem devolver as embalagens de fórmula infantil recolhidas às lojas.
O tamanho dos lotes de fabricação varia e a empresa não informou quantas embalagens foram afetadas pelos recolhimentos.
A Nestlé também fez o recolhimento de alguns lotes de seus principais produtos de nutrição infantil em toda a Europa. O motivo também é a possível presença da toxina cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus.
Sintomas do consumo de cereulide podem incluir vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum, que geralmente aparecem em até seis horas após a exposição.
Autor: Folha








.gif)












