A deputada estadual de São Paulo Ediane Maria (PSOL) e a pré-candidata a deputada federal Natalia Szermeta Boulos, mulher do ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), acionaram o Ministério Público Federal contra a rádio Jovem Pan pela fake news de que o governo federal taxaria o Pix.
Ediane e Natalia pedem a revogação das concessões públicas da rádio por suposto abuso da liberdade de radiodifusão, além de investigação de possíveis crimes de estelionato e contra o sistema financeiro nacional.
A emissora divulgou uma nota na segunda-feira (29) em que admite ser falsa a informação veiculada pelo Programa Pânico no dia 2 de dezembro sobre a taxação do Pix.
“A Receita Federal não vai taxar, a partir de 1º de janeiro, transações financeiras com valor igual ou acima de R$ 5.000, ao contrário do que foi veiculado pelo Programa Pânico, da Jovem Pan, no dia 2 de dezembro. Vídeos com a informação inverídica circulam em grupos nas redes sociais”, afirmou a empresa.
“A Jovem Pan pede desculpas pelo erro e reafirma o compromisso com a correção e a veracidade das informações veiculadas em sua programação.”
Na representação, Ediane e Natalia afirmam que a Jovem Pan repete a veiculação de notícias falsas mesmo após a condenação de novembro, quando a Justiça de São Paulo determinou o pagamento de R$ 1,58 milhão em danos morais coletivos pela disseminação de desinformação e incentivo a atos antidemocráticos nas eleições de 2022.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




