O deputado federal governista Félix Mendonça (PDT-BA) é um dos alvos da 9ª. fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de emendas parlamentares, deflagrada nesta terça (13) na Bahia e no Distrito Federal. Ao todo, a Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com as primeiras informações apuradas pela GloboNews, CNN Brasil e Metrópoles, Mendonça teria ligação com o esquema que envolve, ainda, corrupção e lavagem de dinheiro. O STF também determinou bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a circulação de valores considerados ilícitos.
Segundo a investigação, o esquema consistia no direcionamento de emendas parlamentares para licitações previamente manipuladas. Servidores públicos facilitavam a vitória de empresas específicas que, após vencerem as disputas, superfaturavam contratos e desviavam parte do dinheiro público.
A Gazeta do Povo tenta contato com a defesa do parlamentar.
VEJA TAMBÉM:
-
Ministério envia à PF pedido para investigar Flávio por post sobre Lula e Maduro
A Polícia Federal apura crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. As autoridades afirmam que o modelo de atuação se repetiu em diferentes contratos e envolveu agentes públicos e empresários.
A Operação Overclean teve início em dezembro de 2024, quando a primeira fase resultou no cumprimento de 59 mandados judiciais e na prisão de 16 pessoas nos estados da Bahia, São Paulo e Goiás. Desde então, a investigação avançou sobre a estrutura financeira e política do grupo suspeito.
Félix Mendonça é conhecido por manter uma postura majoritariamente governista em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda que faça críticas pontuais, principalmente na área econômica.
No plano estadual, o deputado liderou, em abril de 2025, a entrada oficial do PDT na base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reforçando a aliança política com o projeto do governo federal para as eleições de 2026.




