sábado, janeiro 10, 2026

Dirigente da Rede diz que Marina Silva é insubstituível – 10/01/2026 – Painel


O porta-voz nacional da Rede, Paulo Lamac, afirma que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é um quadro nacional insubstituível para qualquer partido e diz esperar que ela permaneça na legenda.

Uma das fundadoras da Rede, Marina se afastou da executiva do partido após a chapa formada por seus aliados perder a eleição interna, em abril, para o grupo da deputada federal Heloísa Helena (RJ).

“Não se substitui Marina Silva. Quadros nacionais não têm substituição, assim como não se substitui Heloísa Helena, não se substitui Lula, são figuras icônicas”, diz Lamac à coluna.

O dirigente, que pertence ao grupo de Heloísa, afirma que o partido nunca recusou o diálogo com Marina, e que o episódio de divergência interna, o qual ele vê como natural, foi o primeiro registrado na história da legenda.

Lamac afirma que a ministra ainda não sinalizou ao partido se pretende sair ou disputar uma candidatura pela legenda.

“A nossa expectativa é ajustar agora nesse início de ano. A Rede tem um desafio grande, uma cláusula de barreira, mesmo estando associada à federação [com o PSOL]. Nenhum partido abriria mão de um quadro como Marina Silva. Nós estamos aguardando o posicionamento dela com relação a se disputa, e em que raio será a disputa”.

Outra decisão que o partido tem de tomar neste ano será sobre a continuidade ou não da federação com o PSOL. Lamac afirma que a tendência é pela renovação do mecanismo.

“É indiscutível, especialmente se comparado com as demais federações, que foi uma experiência positiva para ambos os partidos”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img