segunda-feira, janeiro 19, 2026
18.7 C
Pinhais

Eduardo Cunha fala em posição estratégica de MG ao justificar candidatura a deputado

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha será candidato a deputado federal por Minas Gerais. O PP deve ser o partido pelo qual Cunha registrará sua candidatura.

“Por que Minas Gerais? Por causa dos empreendimentos. Minas Gerais é um país. Ela tem uma característica que nenhum outro estado do Brasil tem: é um estado que faz fronteira com seis outros estados”, disse o ex-parlamentar, complementando que “o que acontece em Minas, acontece no Brasil.” O vídeo foi divulgado em suas redes sociais neste sábado (17).

VEJA TAMBÉM:

  • Em vídeo, Flávio Bolsonaro pede união da direita para resgatar o Brasil do “partido das trevas”
  • Zema nega ser vice de Flávio Bolsonaro e diz que seguirá pré-candidato a presidente

“Minas é a síntese do Brasil. Aqui convivem realidades diferentes, regiões com perfis distintos, fronteiras com seis estados. O que acontece em Minas, acontece no Brasil”, opinou Cunha. Nas redes sociais, o ex-parlamentar se define como “evangélico, defensor da vida e da família”, além de divulgar seu livro “Tchau, querida”, título que faz referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), cujo processo presidiu.

A posição ideológica compete com o histórico de envolvimento em casos de corrupção e lavagem de dinheiro. Cunha foi um dos alvos da Operação Lava Jato, acusado de recebimento de US$ 5 milhões em propina. A defesa diz que não há provas das imputações e que a condenação ocorreu por uma “absurda e esdrúxula ginástica argumentativa.”

A avaliação de Eduardo Cunha é uníssona: ao longo dos anos, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil (atrás apenas de São Paulo) se consolidou como um termômetro do resultado eleitoral em nível nacional. Para o Senado, as pesquisas mostram Marília Campos (PT) e Alexandre Silveira (PSD) à frente.

Para o governo do estado, o senador Cleitinho (Republicanos) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) aparecem à frente. O atual governador, Romeu Zema (Novo), pretende disputar o cargo de presidente da República, com possível apoio no segundo turno ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas