É amanhã. O Enem 2025 será aplicado neste domingo (9) para mais de 4,8 milhões de estudantes inscritos. O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público e privado do país.
Com o objetivo de ajudar os candidatos nesta reta final, a Folha preparou uma lista com as informações importantes para o Enem 2025. Além disso, reunimos textos já publicados no Folha Estudantes, que trazem dicas práticas e orientações para o exame.
Os participantes deverão apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. Entre os aceitos estão:
- RG
- CNH (carteira de motorista)
- Carteira de trabalho
- Passaporte
No caso das versões digitais, só serão aceitos documentos nos aplicativos oficiais ou no app Gov.br, como:
- e-Título (de eleitor)
- CNH digital
- RG digital
- CIN (Carteira de Identidade Nacional) digital
Prints, fotos ou capturas de tela não terão validade.
Em caso de perda ou roubo, o boletim de ocorrência não será aceito no portão como justificativa. O candidato deverá apresentar uma versão digital válida de um documento oficial com foto.
No primeiro dia, os estudantes terão 5h30 para concluir a prova —tempo estendido por causa da redação. No segundo dia, o tempo será de 5h.
Horários de aplicação (de Brasília):
-
12h: abertura dos portões
-
13h: fechamento dos portões
-
13h30: início das provas
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas das áreas de linguagens (português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia) e redação.
Já no segundo e último dia, os conteúdos cobrados serão de ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática.
Manter uma rotina alimentar equilibrada ajuda no desempenho nos dias de prova. Segundo Maria Silvia Lavrador, médica e professora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, o ideal é manter horários regulares de alimentação e evitar mudanças bruscas na dieta na véspera do exame.
Evite: frituras e pratos muito gordurosos.
Prefira: refeições leves, como arroz ou macarrão com molho simples e carne magra, frango ou peixe.
Durante a prova, as melhores opções de alimentos para levar são:
- Água
- Frutas
- Frutas secas
- Bananas desidratadas
- Castanhas
- Biscoitos de água e sal
Na reportagem “Como cuidar da alimentação e da mente antes do Enem 2025”, especialistas dão mais orientações sobre alimentação e preparo emocional na véspera do exame.
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando 1.000 pontos possíveis.
As competências são:
-
Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
-
Compreensão do tema e atendimento à proposta.
-
Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Domínio dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
-
Respeito aos direitos humanos.
A correção das questões do Enem utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item), um sistema que busca medir o conhecimento real do candidato e reduzir o impacto do chute.
Por exemplo, um aluno que acerta as questões fáceis, mas erra as mais difíceis tende a ter nota maior do que outro que acerta apenas as difíceis. Isso porque o modelo identifica padrões de acerto coerentes com o nível de conhecimento, penalizando respostas aleatórias.
Sim. Em três cidades do Pará, o exame terá calendário diferente por causa da COP30, conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, na região metropolitana da capital, farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.





