Cascavel vai ganhar o Centro de Eventos e Convenções do Oeste, espaço com 63 mil metros quadrados de área construída para a realização de feiras e eventos dos setores público e privado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste sábado (29) o repasse de R$ 200 milhões para a construção do complexo, que ficará em uma área de 284 mil metros quadrados.
“Este é o maior convênio firmado entre o Estado e o município, para a construção desse Centro de Convenções e Eventos, que vai colocar Cascavel na rota dos grandes eventos corporativos e de negócios do Brasil”, afirmou Ratinho Junior. “A cidade tem estrutura para receber um espaço como esse, com um bom setor hoteleiro e um dos melhores aeroportos regionais do país. O centro de convenções vai ajudar a movimentar setores que geram muitos empregos, que são o comércio e os serviços, abrindo novas oportunidades na hotelaria, alimentação e transporte”.
O espaço vai atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50, movimentando o turismo, a economia e o mercado de trabalho de toda a região. A expectativa é que os eventos injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local, distribuídos entre hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços especializados de eventos.
O local está sendo projetado para receber feiras comerciais, exposições agroindustriais, congressos científicos, convenções empresariais, shows, formaturas, casamentos, workshops, eventos culturais, esportivos e gastronômicos, além de encontros educacionais e tecnológicos que estimulem o intercâmbio de conhecimento e inovação.
RECURSOS – O recurso será repassado pela Secretaria de Estado das Cidades, que está recebendo a documentação e projetos para análise. Na sequência, será firmado um convênio com a Prefeitura de Cascavel, que será a responsável pela licitação e execução da obra. “O Paraná passou a ser um importante ator no turismo do Brasil. Nós sabemos que o turismo de eventos movimenta muito a economia, gera empregos e oportunidades”, afirmou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.
“Mas para entrar nesse segmento, é preciso ter infraestrutura adequada. Ainda não tínhamos, no Oeste, uma grande estrutura para recepcionar esses grandes eventos, como feiras e convenções”, destacou o secretário. “Agora teremos esse equipamento extraordinário, graças a um trabalho articulado junto com a prefeitura e a Secretaria do Turismo, que consolida o Paraná nessa locomotiva do turismo”.
“É um momento de muita alegria e gratidão ao nosso governador, que está presenteando Cascavel com esse grande projeto. É uma obra tão importante que vai completar, preencher grandes necessidades da cidade. Esse Centro de Eventos pode ser comparado a uma grande indústria para gerar desenvolvimento à nossa cidade”, salientou o prefeito Renato Silva.
USO MÚLTIPLO – Com uma infraestrutura moderna, ampla e multifuncional, o complexo também poderá atuar como ponto de apoio estratégico em situações de crise, servindo de base para operações emergenciais, abrigos temporários, centros logísticos ou de atendimento à população em momentos de calamidade.
A ideia é que o Centro de Convenções se torne um equipamento público de uso múltiplo, voltado ao desenvolvimento sustentável, à integração regional e à resiliência social.
“Mais do que um sonho, era uma necessidade de Cascavel e do Oeste paranaense, que têm em seu DNA os grandes eventos do agro, por exemplo, como o Show Rural”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “A cidade é vocacionada para o turismo de negócios, temos um bom aeroporto, estradas duplicadas, um bom acesso. Só faltava mesmo o Centro de Eventos”.
ESTRUTURA – Além da área coberta, dividida entre o centro de convenções e o centro de eventos, o espaço vai contar com 13 mil metros quadrados de arruamento coberto para embarque e desembarque, com estacionamento para mais de 3.500 veículos. O terreno onde ficará localizado também terá 18 mil metros quadrados de preservação ambiental.
Com 20 mil metros quadrados, o Centro de Convenções vai contar com praça de alimentação para até 1.600 pessoas, com cozinha industrial; foyer e galeria para exposições; auditório com capacidade para 2.350 pessoas, palco e camarins; e quatro salas técnicas modulares e espaços para oficinas e estudos.
Já o Centro de Eventos contará com uma nave principal com cerca de 20 mil metros quadrados ideal para feiras, exposições e grandes encontros; palco fixo, camarins e cozinhas de apoio industriais.
O conjunto contará com 12 grupos de sanitários, banheiros família, espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, além de sanitários infantis e fraldários.
Na área externa serão quatro estacionamentos pavimentados em paver, com capacidade para 3 mil veículos, além de uma área multiuso gramada para mais 500 veículos ou para abrigar eventos ao ar livre, como shows, exposições e até parques temporários com brinquedos como roda-gigante e montanha-russa.
PRESENÇAS — Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os diretores-presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; e da Cohapar, Jorge Lange; os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Batatinha; e o prefeito Maripá e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo Schanoski.






