Esse episódio do Podcast 15 Minutosanalisa detalhadamente a intensificação da aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos contra indivíduos e entidades brasileiras, com foco no Ministro Alexandre de Moraes.
O programa descreve a pressão exercida por Washington sobre empresas multinacionais, como a Coca-Cola, que foram questionadas pelo Departamento de Estado por patrocinarem um evento com a participação do ministro sancionado.
O texto explica as rigorosas sanções americanas, incluindo congelamento de ativos e a chamada “pena de morte financeira” e os esforços atuais para garantir o enforcement através de reuniões com o Banco Central e instituições financeiras.
Para demonstrar a seriedade das violações, são citados exemplos históricos de multas milionárias aplicadas pelo OFAC contra empresas como Microsoft e Airbnb por desrespeito às proibições.
O episódio ainda aborda a escalada da tensão diplomática, com oficiais americanos criticando publicamente Moraes e alertando sobre a investigação comercial da Seção 301, que coloca o Brasil sob risco de sanções econômicas adicionais.




