Acontece de 19 a 30 de janeiro, em Pelotas (RS), a 14º edição do Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina.
O evento deve receber cerca de 400 alunos bolsistas de várias regiões do Brasil e do exterior, que terão a oportunidade de participar de aulas com 59 músicos de 12 países: Alemanha, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Canadá, Espanha, Itália, Japão, Portugal, Romênia e Rússia.
Na relação dos músicos, estão artistas com passagem por instituições importantes como o Conservatório Tchaikovsky de Moscou e a Juilliard School de Nova York, e outros ligados a práticas modernas de ensino, inclusão e projetos sociais, como os núcleos de formação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e da Orquestra Villa-Lobos.
A relação completa dos profissionais, com os respectivos currículos, está disponível em https://www.sesc-rs.com.br/festival/cursos/. Entre os instrumentos contemplados pelo evento figuram violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, além de classes abordando composição, choro, práticas de orquestra, banda sinfônica e música de câmara.
São mais de 115 apresentações gratuitas em teatros, praças, igrejas, ruas, hospitais e espaços simbólicos como o Mercado Público Municipal de Pelotas e a praia do Laranjal. Entre atrações convidadas estão a ópera “Em busca das Paisagens Perdidas”, em homenagem ao cantor e poeta Jayme Caetano Braun (1924-1999); o concerto “Radamés a Cinco”, em homenagem aos 120 anos de Radamés Gnattali (1906-1988); e show do autor de “Romaria”, Renato Teixeira, com orquestra, no palco montado na praia do Laranjal.
Todas as atrações do festival são gratuitas, respeitando a capacidade e lotação dos espaços.
Saiba mais no link https://www.sesc-rs.com.br/festival/.
Esta é uma excelente oportunidade para realizar um intercâmbio com outros músicos e professores de alto nível.
Bom festival!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha



