Após ser cancelada por conta de uma revisão meteorológica, uma cápsula da SpaceX transportando quatro astronautas foi lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), na manhã desta sexta-feira (13).
A missão, chamada de Crew-12, foi lançada por volta das 5h17 da manhã (no horário do leste dos EUA) desta sexta, da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Assista:
A Nasa, que contrata a SpaceX para o transporte de astronautas para a estação espacial, havia tentado acelerar o lançamento da Crew-12 por conta da situação da equipe. No entanto, a agência teve que abrir mão de duas possíveis janelas de lançamento nesta quarta (11) e quinta-feira (12) em razão das condições climáticas desfavoráveis ao longo da trajetória do foguete.
Quem foi para a missão?
Os astronautas da Nasa Jessica Meir e Jack Hathaway, juntamente com a astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Sophie Adenot e o cosmonauta da Roscosmos Andrey Fedyaev acoplaram ao módulo Harmony da estação espacial.
O quarteto de tripulantes permanecerá no espaço por nove meses para uma missão de pesquisa em microgravidade.
O que é a Crew-12?
Crew-12 é a 12ª missão de rotação de tripulação da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) como parte do Programa Comercial de Tripulação da Nasa.
Ela foi projetada para transportar quatro astronautas para a ISS em uma missão de longa duração, contribuindo para manutenção e pesquisas a bordo do laboratório orbital.
O principal objetivo da Crew-12 é levar os astronautas à ISS para pesquisas científicas, demonstrações tecnológicas e manutenção da estação e apoiar a operação contínua da ISS. Assim, a equipe também deve realizar experimentos voltados ao preparo de futuras missões à Lua e Marte, além de pesquisas que beneficiem a saúde e a vida na Terra.
Autor: CNN Brasil




















