Região que faz parte do Reino da Dinamarca, a Groenlândia não possui tradição no futebol mundial, mas conta com uma seleção ativa e que disputa jogos internacionais regulares.
Apesar disso, a seleção groenlandesa de futebol (Kalaallit Arsaattartut Kattuffiat — KAK — na língua local) não é um membro de nenhuma federação local, como a Uefa, e também não faz parte da Fifa.
Em 2025, com o objetivo de impulsionar o futebol local, a ilha tentou se filiar à Concacaf — confederação que comanda o futebol na América do Norte, Central e Caribe.
O pedido foi rejeitado sem maiores explicações pela Concacaf, e a Groenlândia seguiu “no limbo” do futebol mundial. Mas nem por isso a seleção local deixa de entrar em campo e disputar amistosos.
Derrotas em torneio na Áustria
O último torneio disputado pela seleção da Groenlândia foi em outubro de 2025, na Áustria. A equipe disputou a Copa das Nações de Seleções Amadoras e terminou na terceira colocação em um grupo que contou com quatro participantes.
Na estreia, a Groenlândia foi goleada pela seleção semiprofissional da Áustria por 5 a 1. Depois, nova derrota por 5 a 4 para a Eslovênia.
A Groenlândia também costuma disputar amistosos não oficiais contra seleções que não possuem tradição no cenário mundial. Em 2024 houve um jogo contra Turcomenistão, onde a ilha dinamarquesa foi goleada por 5 a 0.
Vale lembrar que, por não estar filiada a nenhuma federação, a Groenlândia não pode disputar Eliminatórias para sonhar com uma vaga na Copa do Mundo.
Autor: CNN Brasil







