quarta-feira, janeiro 21, 2026
18.2 C
Pinhais

França descarta boicotar a Copa por questões políticas – 21/01/2026 – Esporte

A ministra dos Esportes da França afirmou que não prevê que o país se retire da Copa do Mundo de 2026 por causa das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio ao apoio da Europa a uma Groenlândia autônoma.

A maioria dos jogos do Mundial será disputada nos Estados Unidos.

Trump disse que pretende impor tarifas à França e a outros sete países europeus por não apoiarem seu plano de assumir o controle da Groenlândia, que o presidente considera vital para a segurança nacional e para a segurança dos países da Otan.

“Da forma como as coisas estão hoje, não há nenhuma intenção por parte do ministério de boicotar essa grande competição”, disse a ministra dos Esportes, Marina Ferrari. “Não vou antecipar o que pode acontecer, mas também ouvi vozes se levantarem em certos blocos políticos. Sou alguém que acredita em manter o esporte separado [da política]. A Copa do Mundo é um momento extremamente importante para quem ama o esporte.”

Os comentários de Ferrari foram feitos antes de Trump discursar nesta quarta-feira (21) para líderes mundiais no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ocasião em que intensificou sua retórica sobre a intenção dos Estados Unidos de controlar a Groenlândia. O território é autônomo e pertence à Dinamarca.

Nesta semana, o governo alemão afirmou que deixará as decisões sobre a Copa do Mundo a cargo da entidade que administra o futebol no país.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e Trump desenvolveram uma relação amistosa. Em 5 de dezembro, dia do sorteio da Copa do Mundo em Washington, Infantino presenteou Trump com o inaugural Prêmio da Paz da Fifa.

“Esta é realmente uma das grandes honras da minha vida”, disse Trump.

Também na terça-feira, a Federação Francesa de Futebol anunciou que a seleção treinará no Babson College, no subúrbio de Wellesley, na região de Boston. A equipe, que foi designada para o Grupo I na fase de grupos, fará seu último jogo da fase classificatória contra a Noruega em 26 de junho, no Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas