A Samsung pode lançar uma tecnologia de reconhecimento facial inédita para a linha do Galaxy S27 no próximo ano. Chamada de Polar ID, esse recurso seria tão seguro quanto o já bem conceituado Face ID da Apple e precisaria até mesmo de menos componentes para funcionar do que a tecnologia rival.
Os detalhes foram revelados pelo informante @phonefuturist através de uma publicação em seu perfil no Substack. Lá, ele explica sobre a tecnologia do Polar ID, capaz de interpretar como a luz polarizada reflete na pele humana e facilita a detecção pelo escanear de uma maneira mais rápida e potencialmente segura.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Como a pele humana é capaz de dispersar luzes infravermelhas de uma maneira única, isso faz com que esse leitor não interprete a visualização em máscaras de silicone, fotos e telas. Isso faria com que somente o rosto registrado fosse corretamente detectado pela tecnologia, inibindo acessos de pessoas não autorizadas.
)
Outra vantagem desses recursos é que ele necessita apenas de um projetor infravermelho e uma câmera frontal compatível. Em outras palavras, seria tecnicamente fácil para a Samsung inserir esses dois componentes próximos ao módulo de câmera frontal, sem a necessidade de peças adicionais em um espaço tão apertado.
Polar ID não necessita de notch
As informações do insider também sugerem que esse sistema de Polar ID é 50% menor do que as soluções de reconhecimento facial 3D disponíveis. Isso também faz com a fabricante não precise agrupar o sensor com um notch, que já vem se tornando uma solução ultrapassada.
- O Polar ID consegue desbloquear o smartphone com reconhecimento facial em cerca de 180 milissegundos, bem similar ao Face ID;
- Caso seja integrada em smartphones, essa seria a grande troca da Samsung em anos, já que ainda usa scanners de íris nos aparelhos;
- Mesmo que seja bem funcional para desbloquear celulares, o sistema da sul-coreana não é seguro o bastante para aplicações bancárias;
- Uma tentativa bem sucedida com o Polar ID colocaria enfim os smartphones Android em paridade com o ecossistema da Apple;
- Essa tecnologia também é supostamente mais barata de produzir que o Face ID, tornando a adoção mais simples;
- O Face ID exige mais peças para funcionar, como um projetor de pontos, a câmera infravermelha e um iluminador de luz difusa.
O caminho até a chegada do Polar ID pode demorar, afinal de contas a Samsung sequer anunciou formalmente os Galaxy S26. Porém, como a empresa foca em tecnologias mais novas, pode ser que em 2027 tenhamos boas notícias para quem aguardava ansioso pelo grande concorrente do Face ID.
Vale notar que a Samsung tem alguns lançamentos no forno para os próximos meses, como o vindouro Galaxy Z Fold 8. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
Autor: TecMundo








.gif)











