Digitar no teclado do Android vai ficar mais rápido para quem usa o Gboard, a partir de uma nova funcionalidade que chegará em breve ao app. Estamos falando da troca automática para as teclas de letras após utilizar o apóstrofo, economizando tempo para quem aciona o recurso com frequência.
A novidade está atualmente em teste na versão beta do teclado, como apontou o 9to5Google na quinta-feira (22). Ela foi identificada em códigos do aplicativo há alguns meses e agora começa a ser implementada, embora ainda não apareça para toda a base de testadores.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Como vai funcionar?
A mudança para o teclado de letras após usar o apóstrofo possibilita automatizar uma das ações que os usuários mais repetem ao digitar no Gboard. O tradicional sinal de pontuação aparece muito em contrações e pronomes possessivos, especialmente no idioma inglês.
- Essa nova funcionalidade entra em ação logo após a digitação do apóstrofo, retornando o teclado para o modo de letras automaticamente;
- No momento, a volta para o teclado de letras exige uma ação manual, pressionando a barra de espaço;
- Outra opção é pressionar a tecla “?123”, que fica no canto esquerdo inferior, levando o usuário para a versão convencional do teclado;
- Com a novidade, será possível ter mais agilidade ao digitar mensagens, editar documentos e outros tipos de texto no celular.
)
É válido destacar que o recurso será opcional, podendo não fazer tanta diferença para as pessoas que raramente digitam pronomes possessivos e contrações. Neste caso, a desativação da ferramenta estará disponível no menu “Configurações”, seguindo para Preferências > Atalhos.
Por enquanto, a funcionalidade está restrita em modo beta à versão 16.6 do app Gboard, para um grupo limitado de testadores, devendo chegar a mais pessoas em breve. O lançamento para o público em geral, na versão estável do teclado, ainda não tem previsão para acontecer.
Você usa o teclado padrão do Android ou tem outra opção de app preferida para digitar? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
Autor: TecMundo








