O Banco Genial está criando uma frente voltada a empréstimo consignado, que se chamará Genial Consig e deve iniciar as atividades já em fevereiro. A ideia será captar esses créditos para montar carteiras e vendê-las a Fidcs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).
A instituição financeira possui hoje uma atuação tímida nessa área, iniciada no ano passado, mas agora terá presença mais forte. O Genial quer aproveitar a lacuna deixada pela saída do Banco Master para fazer o lançamento da nova frente de negócio.
Além da liquidação do Master, outra lacuna nesse segmento foi a suspensão imposta pelo INSS a alguns bancos na oferta de consignado após denúncias de irregularidades.
A ideia do Genial é focar mais em empréstimos a servidores municipais aposentados, aproveitando sua atuação junto a entes públicos via os RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e em soluções de securitização de dívida ativa.
Mas a instituição também quer mesclar, nas carteiras, créditos consignados privados, que, embora tenham risco maior, possuem taxas de retorno mais altas.
Outra novidade que o Genial prepara é a oferta de investimentos internacionais a seus clientes. A novidade também virá em breve.
O banco recentemente foi citado na operação Carbono Oculto, que investiga a atuação de organizações criminosas no setor financeiro. A instituição administrava um fundo que teria sido utilizado como instrumento em crimes de lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial no setor de combustíveis.
O Genial não é investigado pela Polícia Federal, mas sim o fundo de investimento. Após a descoberta sobre a atuação criminosa, o banco renunciou aos serviços prestados ao fundo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



