O Google lançou, nesta sexta-feira (13), a primeira versão beta do Android 17. O sistema operacional dá continuidade aos esforços aplicados no atual Android 16 e agora está disponível em um novo formato de distribuição.
No novo beta do Android 17, o Google deixa de lado as versões “Developer Preview” (prévia para desenvolvedores, em tradução direta) e passa adotar um sistema parecido com o utilizado no navegador Chrome. Assim, o Android adota um canal Canary, como é chamado, que promete mais agilidade na entrega das atualizações.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
- Com o Android Canary, os desenvolvedores terão acesso mais rápido aos novos recursos e APIs do Android 17, deixando de lado o lançamento trimestral;
- O Google promete mais estabilidade com esse sistema. A empresa promete “uma experiência Beta mais refinada”, além de um modelo mais próximo da versão final;
- Os testes também devem ser facilitados, considerando que o Android Canary suporta atualizações via nuvem (OTA).
)
O que há de novo no Android 17?
De acordo com o Google, a primeira build do Android 17 inclui melhorias que priorizam privacidade, segurança e desempenho. A expectativa é de que o sistema tenha aplicativos mais adaptáveis para diferentes formatos e dispositivos, além de incluir novas ferramentas “para otimizar a conectividade”.
“Os usuários esperam que seus aplicativos funcionem em qualquer lugar — seja na multitarefa de um tablet, com o dispositivo [dobrável] aberto ou em um ambiente de janelas de desktop”, cita Matthew McCullough, vice-presidente de produto e do Android Developer.
Em relação ao desempenho, a companhia cita que o Android 17 traz melhorias que reduzem a perda de frames exibidos na tela de um dispositivo. Ele também deve diminuir o fluxo de carga na CPU, além de otimizar e reduzir o uso de memória que é tomado pelas notificações.
Também existem novas APIs que prometem trazer mais estabilidade às câmeras e mídias reproduzidas. De acordo com o Google, a atualização deve resultar em uma experiência mais fluida e sem travamentos.
Como sempre, a atualização só é recomendada para desenvolvedores e não deve introduzir, ao menos nessa primeira versão, diferenças impactantes em relação ao Android 16.
Quais celulares são compatíveis com o Android 17?
Nessa fase de lançamento, o Android 17 beta só está disponível para smartphones da linha Google Pixel:
- Linha Pixel 6;
- Linha Pixel 7;
- Linha Pixel 8;
- Linha Pixel 9;
- Linha Pixel 10
- Pixel Fold;
- Pixel Tablet;
- Além do emulador do Android para desenvolvedores.
Quando o Android 17 será lançado?
O desenvolvimento do Android 17 seguirá até o quarto trimestre de 2026. A companhia espera entregar a primeira versão estável do sistema no mês de março. Caso o Google repita o cronograma anterior, o update possivelmente será lançado no mês de junho.
Já o próximo lançamento (Beta) deverá implementar, de fato, “as mudanças de comportamento planejadas que podem afetar a compatibilidade de aplicativos”. No quarto trimestre, porém, a companhia deve introduzir uma atualização menor do SDK que traz APIs e recursos adicionais.
Já o lançamento por fabricante pode ser mais dividido. É sabido que algumas já trabalham na atualização, como a Samsung, mas as confirmações gerais devem acontecer já nas próximas semanas. Fique ligado no TecMundo para saber quando o seu smartphone receberá o próximo Android.
Autor: TecMundo








.gif)











