terça-feira, janeiro 13, 2026

Governo Lula reclama da Argentina em reunião do Mercosul – 05/01/2026 – Painel


O comportamento da delegação do governo do ultraliberal Javier Milei durante a 45ª Reunião de Altas Autoridades Sobre Direitos Humanos do Mercosul, realizada em outubro, gerou queixas do Ministério dos Direitos Humanos de Lula (PT).

Em um relatório sobre as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2025, a pasta comandada por Macaé Evaristo (PT) destacou que a Argentina foi contrária à gravação de reuniões.

Os argentinos também se opuseram à presença da sociedade civil em uma reunião da Comissão Permanente de Promoção e Proteção dos Direitos de Pessoas com Deficiência, o que, na perspectiva brasileira, “gerou impacto negativo na participação”.

“Ressalta-se que as outras delegações dos países presentes na reunião não questionaram a participação da sociedade civil e não manifestaram concordância com a solicitação da delegação argentina, incluindo o Brasil”, diz o informe de 23 de dezembro do Ministério dos Direitos Humanos.

“Contudo, para viabilizar a aprovação da agenda e continuidade dos trabalhos da comissão, uma vez que é necessário consenso, foi dialogado e aprovada a participação da sociedade civil somente no ponto previsto na agenda, ao final da reunião.”

O governo brasileiro, que presidiu a cúpula no segundo semestre, também se queixou da Argentina pela presidência na primeira metade do ano.

O ministério apontou que a Reunião de Altas Autoridades não ocorreu formalmente no primeiro semestre e que, em maio, as demais reuniões “foram convocadas de maneira intempestiva, com alterações estruturais nas metodologias de trabalho” e na condução de comissões permanentes e grupos, com agenda unilateral e sem a sociedade civil.

Não é o primeiro atrito entre os governos Lula e Milei no âmbito do Mercosul no tema dos direitos humanos. Nos últimos anos, a Argentina tomou medidas para enfraquecer o IPPDH (Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos), ligado ao bloco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img