O governo Lula vai trabalhar para que a indicação do nome de Jorge Messias para o STF (Supremo Tribunal Federal) seja aprovada pelo Senado ainda neste ano.
“A expectativa é essa. Acho que dá tempo, sim. Vamos trabalhar para isso”, disse a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Ela diz que a partir de agora representantes do governo vão começar a atuar pela confirmação do atual ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União). “Vamos conversar com o presidente [Davi] Alcolumbre, com os líderes, para organizar o calendário”, afirma.
O governo gostaria de superar esse tema até o início do recesso, em 23 de dezembro, e não correr o risco de que a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e a votação em plenário fiquem apenas para fevereiro de 2026, quando a Casa volta a funcionar.
A avaliação de governistas é que deixar Messias exposto a notícias negativas e articulações contrárias a seu nome durante mais de um mês seria um risco muito grande. O processo já é visto como complicado, em razão da oposição declarada de Alcolumbre à indicação, uma vez que ele preferia Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Messias deve começar na próxima segunda-feira (24) a procurar os senadores em sua campanha para ser aprovado. Ele pretende conversar com todos os 81 integrantes da Casa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.





