O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira (25) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça o chamado à população para doar sangue com uma programação especial em suas 23 unidades.
Programação especial marca o Dia do Doador nas unidades Hemepar
As ações incluem espaços decorados, acolhimento ampliado e oferta de lanches diferenciados aos voluntários, estimulando a doação de sangue durante um período marcado pela queda nos estoques.
A unidade de Curitiba, na Travessa João Prosdócimo, promove às 10h uma homenagem aos doadores de sangue mais assíduos. No período da tarde, às 15h, o Coral da Copel fará uma apresentação para marcar a data.
Cada bolsa coletada pode gerar até quatro hemocomponentes, hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, o que permite salvar até quatro vidas.
LEIA TAMBÉM
Produção Nacional
Tecpar vai fornecer vacina contra a raiva e a varicela para o SUS
Saúde
Micro-ônibus levará doadores da Grande Curitiba ao Hemepar
Quem pode doar sangue
Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Idade entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável).
- Homens podem doar a cada dois meses (até 4 vezes ao ano).
- Mulheres podem doar a cada três meses (até 3 vezes ao ano).
- Peso mínimo de 51 kg.
- Estar descansado, alimentado e hidratado.
- Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores.
- Apresentar documento oficial com foto.
A diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, reforça que a regularidade é essencial para manter os estoques e que as 23 unidades da rede estão preparadas para atender os voluntários em todas as regionais do Paraná.
Agendamento facilita o fluxo de doadores
Para evitar filas e equilibrar o abastecimento dos tipos sanguíneos, o Hemepar orienta que as doações sejam agendadas previamente. O agendamento pode ser feito no site do Hmepar ou diretamente em uma das unidades.
Para mais informações sobre saúde, acesse o Massa.com.br.




