sábado, janeiro 24, 2026
21.4 C
Pinhais

Homem é morto por agentes do ICE em Minneapolis

Agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) mataram a tiros um homem de 37 anos, neste sábado (24), em Minneapolis. O chefe da polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, confirmou a morte em declarações publicadas pelo jornal The Minnesota Star Tribune.

O episódio ocorreu pouco mais de duas semanas após outro tiroteio envolvendo agentes do ICE, que resultou na morte de uma mulher dentro de um carro durante uma operação semelhante. As ações federais contra migrantes vêm sendo alvo de protestos em Minneapolis desde o início do mês.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento da abordagem. Nas imagens, seis ou mais agentes mascarados cercam um homem que aparenta resistir no chão. Em determinado momento, um dos agentes parece atingi-lo com a coronha de uma arma, pouco antes de outro disparar contra o indivíduo, que permanece imóvel enquanto os agentes se afastam.

Funcionários do Departamento de Segurança Nacional, que supervisiona as agências de imigração, afirmaram que a vítima estava armada no momento da abordagem. A pasta não divulgou a identidade do homem nem forneceu detalhes adicionais sobre as circunstâncias que levaram ao uso de força letal.

Em publicação nas redes sociais, o governador de Minnesota, Tim Walz, criticou duramente a atuação dos agentes federais e pediu o fim das operações no estado. “Minnesota está farta. Isso é repugnante. O presidente deve pôr fim a essa operação”, escreveu. “Retirem de Minnesota os milhares de agentes violentos e sem treinamento”, acrescentou.

Já o presidente Donald Trump saiu em defesa da ação dos agentes. Em publicações nas redes sociais, ele divulgou uma imagem do que seria a arma portada pela vítima e criticou autoridades locais, afirmando que a falta de apoio ao ICE compromete a segurança pública. Trump também reiterou que as operações federais são necessárias para o cumprimento da lei migratória e para conter a violência.

“Esta é a arma do atirador, carregada (com dois pentes adicionais cheios!) e pronta para o uso – O que significa tudo isso? Onde está a polícia local? Por que eles não foram autorizados a proteger os agentes do ICE? O prefeito e o governador os impediram? É dito que muitos desses policiais não foram autorizados a fazer seu trabalho, que o ICE teve que se proteger sozinho — O que não é nada fácil!”, escreveu Trump.

Trump ainda acusou Waltz e o prefeito o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, de incentivarem uma insurreição como forma de “encobrir o roubo e fraude”.

“Muito do que vocês estão testemunhando é um encobrimento deste roubo e fraude. O prefeito e o governador estão incitando uma insurreição com sua retórica pomposa, perigosa e arrogante! Em vez disso, esses tolos políticos hipócritas deveriam estar procurando os bilhões de dólares que foram roubados do povo de Minnesota e dos Estados Unidos da América.”

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Universidade Federal do Paraná

PPGSISCO, localizado no Centro de Estudos do Mar da...

Ludmilla recusa entrevista ao SBT por causa de Marcão: 'TV que defende racista'

Ludmilla se recusou a conceder uma entrevista para o...

Toffolão

Venho alertando, denunciando e combatendo há anos aquilo que,...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas