sexta-feira, fevereiro 13, 2026
21.2 C
Pinhais

ICE prende nos EUA famoso agente de Pinochet – 13/02/2026 – Mundo

Quem diria. Dessa vez, o ICE, a polícia de imigração americana, acabou prendendo na Flórida, em uma de suas controversas batidas, um verdadeiro “bad guy”: um dos mais cruéis torturadores e assassinos latino-americanos.

A notícia da prisão de Armando Fernández Larios, 76, que tinha sumido há 40 anos, agente de elite da Dina (Direção de Inteligência Nacional), a polícia política de Augusto Pinochet (ditador do Chile de 1974 a 1990), não foi anunciada com estardalhaço.

Mas pode ser confirmada no site do Departamento de Segurança Interna do Estados Unidos, que no passado foi um sustentáculo do regime chileno.

Ele é acusado no Chile por crimes cometidos durante a ditadura e um dos acusados pelo assassinato de Orlando Letelier, ex-chanceler do governo Allende (derrubado por um golpe de estado em 1973).

Às 9h30 de 21 de setembro de 1976, em Sheridan Circle, a dois quilômetros da Casa Branca, uma bomba operada à distância jogou um carro para o alto, dividindo-o em dois, matando seu motorista, Letelier, e uma colega de um instituto de pesquisa americano, Roni Moffitt, 25. No banco traseiro, seu marido Michael Moffitt sobreviveu.

Ela era cidadã americana nascida em Nova Jersey. O caso chocou o mundo político norte-americano pela ousadia. Na cadeira de presidente, o republicano Gerald Ford.

Esse dia entrou para a história como o dia em que os Estados Unidos encerraram sua longa cooperação com regimes autoritários da América Latina. E provava a existência de uma oeração coordenada entre militares do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai para trocarem informações e eliminar líderes democratas exilados.

A operação conseguiu em 1976 matar o ex-presidente boliviano Juan José Torres, exilado em Buenos Aires, com um tiro na nuca, o ex-presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai Héctor Gutiérrez Ruiz e o jornalista ex-senador uruguaio Zelmar Michelini, também em Buenos Aires.

Em agosto de 1976, foi o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek quem morreu num acidente de carro suspeito. Logo depois, morreram João Goulart e Carlos Lacerda. Os três líderes democráticos mais populares do país morreram coincidentemente no auge da Operação Condor. Dois deles, JK e Lacerda, estavam na célula da eleição para presidente de 1965, que o Golpe de 64 abortou.

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto Van Klaveren, confirmou, sem saber de muitos detalhes, que Larios, 76, fichado como “condenado por homicídio”, foi preso em Fort Myers.

Não se tinha notícias de Larios desde quando ele desertou da Dina e fugiu para os EUA. Pedidos de extradição foram feitos, mas nada da polícia americana encontrá-lo. Suspeitava-se de que ele vivia sob proteção das autoridades norte-americanas.

O filho de Letelier, Juan Pablo, afirma que ele vivia no programa de proteção a testemunhas americano, depois de passar segredos da polícia chilena e do caso Letelier.

Apenas em 27 de janeiro deste ano, a agência responsável pelo ICE reportou que sua captura ocorreu em outubro de 2025 com mais 41 outros chilenos. A demora do anúncio tem uma explicação, já que não se tratava de um imigrante como tantos outros presos.

Ali estava um verdadeiro assassino. Ele foi acusado de torturar e assassinar Carmelo Soria, em julho de 1976 em Santiago, delegado da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), órgão da ONU.

No seu rastro, mais de 70 assassinatos políticos, como os do líder sindical Manuel Mellado, o economista Wilson Cabello e o engenheiro David Silberman.

O ICE matou 32 pessoas sob sua custódia em 2025. Em 2026, os agentes federais já mataram seis, entre eles, dois americanos, Renee Good e Alex Pretti. Me pergunto que se foi para justificar suas ações que a agência resolveu anunciar a prisão do notório torturador chileno.

Mas por que demoraram três meses para anunciar? Vão extraditá-lo para o Chile? Vão mantê-lo preso? Tem muita gente interessada nos próximos capítulos dessa tragédia que não se encerra.

Autor: Folha

Destaques da Semana

CIA publica vídeo para recrutar militares da China como informantes

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos)...

Chefe da PF diz que STF “saberá analisar” conversas entre Toffoli e Vorcaro

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que...

CNH Social: Estado abre inscrições para 4 mil vagas de habilitação gratuita

O sonho de tirar a carteira de habilitação de...

Lula prejudica o setor produtivo

Fuga recorde de investimentos estrangeiros, juros nas alturas, consumo...

Temas

CIA publica vídeo para recrutar militares da China como informantes

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos)...

Chefe da PF diz que STF “saberá analisar” conversas entre Toffoli e Vorcaro

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que...

Lula prejudica o setor produtivo

Fuga recorde de investimentos estrangeiros, juros nas alturas, consumo...

Apple é advertida nos EUA por suposta censura a conteúdos de direita

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC)...

Ataque a tiros deixa dois mortos e um ferido em universidade dos EUA

Ao menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida...

Nikolas Ferreira pressiona Alcolumbre a pautar impeachment de Toffoli

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes...

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas