quarta-feira, fevereiro 18, 2026
24.5 C
Pinhais

ICE pressiona Google, Discord, Meta e Reddit por dados de usuários

Plataformas com redes sociais estão sendo intimadas pela agência federal dos Estados Unidos que fiscaliza a imigração, o Immigration and Customs Enforcement (ICE), a fim de conseguir informações de usuários que se posicionem contra as ações do órgão.

Google, Meta, Facebook e WhatsApp, Reddit e Discord são algumas das empresas que têm recebido intimações administrativas do Departamento de Segurança Nacional, o Department of Homeland Security.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Entre os dados solicitados pela agência estão nomes, e-mails, números de telefone e informações de identificação de donos de contas que ajudam a localizar ou criticam agentes da ICE.

Protestos motivam repreensão

As intimações são parte da postura ameaçadora adotada pelo governo de Donald Trump, que assumiu em 2025 a presidência dos EUA, e com isso, aumentou medidas de varredura de imigrantes legais e ilegais do país. 

Em protesto, muitos estadunidenses têm formado uma frente e ajudado pessoas a evitarem confrontos com policiais do ICE, como forma de diminuir a violência contra inocentes.

Desde que as operações do governo se intensificaram, pessoas se mobilizaram nas redes sociais e na internet como um todo para proteger imigrantes. Com isso, vieram perfis e sites que atualizam em tempo real a localização dos agentes federais, e portais de denúncias de violência policial.

As intimações chegam como forma de retaliação para esses usuários e, de acordo com a legislação norte americana, não é necessário que o DHS tenha autorização de juízes para emitir os alertas. E o próprio departamento é responsável pelos envios.

Ao serem contestadas na côrte, as intimações são derrubadas pela agência americana.

Redes sociais têm colaborado

Nos últimos meses, o Google, a Meta e o Reddit colaboraram com os pedidos do DHS, e enviaram as informações de usuários. Nas intimações, o departamento pedia informações de identificação de contas que não usavam nomes próprios para criticar e localizar agentes da ICE.

As empresas podem escolher se compartilharão as informações, de acordo com as próprias intimações, no entanto, os usuários têm apenas entre 10 e 14 dias para entrar com uma ação que derrube a intimação.

Google foi a única das empresas a se pronunciar, e afirma que analisa as intimações. Além disso, que todo o processo de revisão legal é baseado em proteger a privacidade dos usuários enquanto cumprem suas obrigações legais com o governo.

Verificação de identidade adicionam risco para protestantes

A privacidade de usuários é uma discussão de longa data, principalmente no que diz respeito a empresas de tecnologia. Os Estados Unidos e a Índia são os países que, historicamente, mais pedem dados pessoais de usuários.

Agora que plataformas como o Discord têm se comprometido a adotar medidas de segurança para proteger crianças, como a adição de uma nova verificação de identidade baseada em fotos e documentos de usuários, para verificar a idade, os dados de usuários ameaçados pelo governo americano ficam ainda mais concentrados. 

A nova verificação de idade do Discord, por exemplo, entra em vigor em março deste ano. 

Acompanhe o TecMundo nas redes sociais. Para mais notícias de segurança e tecnologia, inscreva-se em nossa newsletter e canal do YouTube.

Autor: TecMundo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas