Governo Trump
“Não quero usar a força, só quero a Groenlândia, diz Trump” (Mundo, 21/1). Aqueles que minimizam a invasão russa à Ucrânia e não veem que a China está dominando o mundo pelas beiradas são incapazes de entender e ponderar sobre as preocupações de Trump e dos americanos em geral. É ingenuidade acreditar que o que assistimos é fruto da cabeça de um só homem.
Gisele Araujo (Brasília, DF)
É lamentável constatar que os EUA são governados por um sujeito despreparado que confunde relações internacionais e mercado imobiliário. Que momento tenebroso para a trajetória americana!
André Silva de Oliveira (Belém, PA)
Parece um menino sem educação, cujos pais não ensinaram limites. Na escolinha, quer as coisas do colega. Ameaça bater e por aí vai. Em se tratando de uma criança teria solução, mas um adulto agir assim é um horror. Ainda mais com poderes nas mãos. O que Trump irá querer depois da Groenlândia? Por uma questão de soberania, a Europa não deve ceder, mesmo que precise tomar medidas extremas.
Maria Milhome (Brasília, DF)
Como pensam os filósofos, sociólogos, economistas, historiadores, juristas? Será que a história se repetirá, com uma Terceira Guerra Mundial? A punição ficará para a sociedade?
Renato Cassio Soares de Barros (São Paulo, SP)
Trump + Europa?
“Otan pede ‘diplomacia ponderada’ na Groenlândia e foco na Ucrânia” (Mundo, 21/1). Se os EUA ocuparem a Groelândia, os europeus estarão colocando uma arma em suas cabeças. Fica claro que os inimigos nunca foram os russos. Eles sabem que o caso russo é majoritamente culpa dos americanos com apoio europeu. O preço está sendo cobrado.
Fabio J. S. de Aquino (Vila Velha, ES)
Se os Europeus cederem, acabará a confiança e o compromisso. A reunião em Davos para discutir geopolítica é reveladora. Agora se faz às claras o que antes era moldado por desculpas. É o tipo de reunião em que o Brasil deveria estar presente.
Alexandre F. J. Matos (Niterói, RJ)
Livre comércio
“Parlamento Europeu aprova revisão jurídica do acordo UE-Mercosul” (Economia, 21/1). A solução e o futuro para o Brasil está na Ásia. Não podemos esperar mais nada da Europa e nem dos EUA.
Ademir Sampaio de Campos (São Paulo, SP)
Precisamos agradecer aos fazendeiros franceses, que, por enquanto, estão conseguindo nos livrar deste tratado horrível.
Eduardo Antonio Pereira de Freitas (São Paulo, SP)
Pelo visto planejam ficar ilhados entre os EUA, a Rússia e a China, jogando ao mar a opção que sobrou na América do Sul. Não haverá vácuo: a China se abraçará alegremente conosco. Há quem adore perder uma oportunidade.
Luiz Nascentes (São Paulo, SP)
Desdobramentos
“BC decreta liquidação do Will Bank, banco digital do grupo Master” (Economia, 21/1). É urgente que as instituições de poder do país resolvam o caso Master, antes que ele faça ser decretada a liquidação do Congresso, do STF e de outros Poderes.
Carlos Oliveira (Porto Alegre, RS)
Como o Banco Central permitiu o funcionamento e as operações escandalosas do Banco Master após os grandes escândalos financeiros da história recente, que geraram prejuízos de centenas de bilhões, absorvidos pelos incautos contribuintes? O Brasil não aprendeu nada?
Flávio Vinícius de Campos (Rio de Janeiro, RJ)
Suspeição
“Cunhado de Vorcaro doa apartamento de R$ 2,6 mi para nutricionista” (Economia, 20/1). É muito fácil fazer festa com dinheiro alheio. Cadeia para esses senhores e principalmente devolução do dinheiro surrupiado dos cofres públicos.
Elena Claudia Castro Assunção (Belém, PA)
Falcatruas em nome de Jesus!
Priscila Soares (São Paulo, SP)
Recepção negativa
“Isis Valverde é indicada ao Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante; veja lista” (Ilustrada, 21/1). Jornalismo péssimo. Escolheu uma atriz para o título da manchete, quando há vários prêmios (deselegantes) a homens também. Um prêmio de péssimo gosto, que deveria ser ignorado.
Monica da Silva Nunes (Rio Branco, AC)
Desnecessário e cruel.
Joaquim Rosa (São José dos Campos,SP)
Falta de humor de parte da galera. Pessoas públicas já sabem que estão sujeitas a isso. A maioria leva na brincadeira.
Roberto Nakayama (São Paulo, SP)
Autor: Folha






