Um incêndio foi registrado em Parand, no Irã, a cerca de 60 km da capital Teerã, informou a mídia estatal nesta quarta-feira (18). Foram divulgados vídeos de fumaça sobre a área, que fica próxima a prédios residenciais.
“A fumaça preta vista perto da cidade de Parand é resultado de um incêndio nos juncos [plantas que costumam crescer na beira de rios] ao redor da margem do rio Parand. Bombeiros estão no local, e a operação de combate ao fogo está em andamento”, informou o Corpo de Bombeiros de Parand, segundo a mídia estatal.
No dia 31 de janeiro, a mídia estatal iraniana havia reportado outro caso de incêndio em área de juncos na cidade de Parand, cidade próxima a instalações militares e estratégicas na província de Teerã.
O incêndio ocorreu num contexto de tensão no país devido a uma mobilização militar dos Estados Unidos, que já enviou dois grupos de porta-aviões para o Oriente Médio. De segunda (16) a quarta-feira (18), chegaram na região ao menos 66 aviões de caça e ataque.
As movimentações aumentaram o temor de um ataque ao país. O governo de Donald Trump pressiona o regime dos aiatolás a aceitar um acordo que limita o programa nuclear iraniano. O tema foi debatido em um encontro de delegações iranianas e americanas em Genebra na terça-feira (17).
Em junho de 2025, ataques israelenses causaram danos extensos em instalações nucleares do Irã, o que iniciou uma guerra de 12 dias entre os países.
O país também enfrenta conflitos internos após uma onda de protestos que levou multidões às ruas no fim de 2025 e no começo deste ano, com repressão violenta por parte do regime teocrático.
Autor: Folha




















