A decisão da Latam de restringir o uso do banheiro dianteiro em suas aeronaves apenas a passageiros das três primeiras filas em voos domésticos gerou ampla repercussão nas redes sociais nesta terça-feira, 25. O tema ganhou visibilidade após publicação de um passageiro, que relatou a mudança em sua conta no LinkedIn.
Na publicação que viralizou, o executivo Carlos Eduardo Padula diz que a companhia criou o “banheiro premium”. “A Latam Airlines acaba de reinventar o conceito de ‘premium’… para o banheiro. Como passageiro habitual e categoria Black sempre pensei que já tivesse visto de tudo no nosso mercado aéreo. […] Agora, oficialmente, os toaletes dianteiros só podem ser usados pelos “assentos mais conforto” das três primeiras filas. Ou seja: em um Airbus com quase 200 passageiros, apenas 10 ou 12 têm direito ao banheiro da frente. Os demais inclusive quem está nas fileiras 4, 5 ou 6 precisam fazer a romaria completa até o fundo do avião”, publicou o executivo no LinkedIn, que á cliente Black do programa Latam Pass.
A decisão foi interpretada como uma limitação que afeta clientes que pagam tarifas mais altas, mas não estão nas fileiras designadas. Nas redes sociais, diversos viajantes relataram frustração com a nova regra, incluindo clientes que possuem status preferencial ou que adquiriram bilhetes com valores superiores, mas não tiveram acesso ao banheiro frontal.
O questionamento também chegou ao site Reclame Aqui, plataforma em que usuários reclamam de serviços prestados. “A Latam está impedindo o uso do banheiro da frente da aeronave, restringindo-o aos que pagam à TAM pelo upgrade nas duas fileiras iniciais. Isso é uma segregação inadmissível, pois algumas pessoas pagam passagens até mais caras, têm categoria de benefício black e não têm o direito de usar o banheiro da frente quando estão sentadas na quarta fileira, por exemplo”.
A medida também se aplica a voos internacionais, nos quais apenas passageiros da cabine Premium podem utilizar o banheiro frontal, enquanto os da classe econômica devem recorrer aos banheiros localizados na parte traseira da aeronave.
O que diz a Latam sobre a polêmica
Em resposta às críticas, a Latam afirmou que a política está alinhada a práticas globais e busca garantir privacidade e uma experiência diferenciada aos passageiros Premium. A companhia destacou ainda que a “regra está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com a legislação brasileira”.
A empresa destacou ainda que há exceções, como em situações específicas, como atendimento a passageiros com necessidades especiais, emergências ou quando a tripulação identifica necessidade de equilibrar o fluxo a bordo, outros passageiros podem ser autorizados a usar o banheiro dianteiro.
No entanto, a justificativa não foi suficiente para conter a insatisfação dos passageiros, que continuam a manifestar desagrado em diferentes plataformas digitais.




