A Document Foundation lançou, nesta quarta-feira (04), o LibreOffice 26.2, nova versão da suíte de aplicativos de escritório gratuita, para diferentes plataformas, que chega com importantes melhorias. Um dos destaques é o suporte aprimorado aos arquivos do Word.
O pacote de programas concorrente do Microsoft 365 também adicionou funcionalidades experimentais na atualização, como o modo de criptografia ODF baseado em senha e uma nova caixa de diálogo do gerenciador de macros. Outro atrativo é o preenchimento automático de código básico para o IDE.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Principais novidades do LibreOffice 26.2
Em sua versão mais recente, o conjunto de programas corrigiu um problema recorrente no Writer ao abrir documentos originalmente criados no Word. Agora, o editor de textos gratuito mantém vários ajustes de formatação do arquivo primário.
- Isso inclui a interoperabilidade com tabelas flutuantes, para que elas possam ser divididas sem quebrar, e os rodapés;
- O software também passa a inserir legendas automaticamente ao colar imagens, se a função estiver ativada, e traz alinhamento de parágrafo se ajustando à direção do texto;
- Já o Calc agora suporta o formato BIFF12 para dados recebidos da área de transferência e trata separadores decimais como caracteres;
- Ainda no editor de planilhas, há rolagem mais rápida em documentos com muitas colunas ocultas e melhorias na remoção de dados duplicados, entre outras otimizações.
)
Na ferramenta de apresentações Impress, a suíte atualizada implementou novos codecs para reprodução de áudio e vídeo e suporte à inserção de hiperlinks a partir do menu de contexto. Além disso, recebeu aprimoramentos na renderização de gráficos 3D.
Outras novidades são a exportação de arquivos no formato EPUB, muito utilizado nos leitores de livros digitais, e a acessibilidade para leitores de tela em mais partes dos aplicativos. Vale citar, também, a mudança da autenticação do Google Drive para o navegador.
Onde baixar?
O LibreOffice 26.2.0 já está disponível para download na página oficial do programa, em mais de 100 opções de idiomas, incluindo o português do Brasil. Há versões para Windows, Linux e macOS.
Se você tem uma versão anterior do LibreOffice instalada em seu dispositivo, também pode fazer o update diretamente do software. Neste caso, basta verificar a disponibilidade ao usar um dos programas.
Estão previstas sete atualizações de manutenção da nova geração da suíte de código aberto até 30 de novembro deste ano. O primeiro update, levando o pacote para versão 26.2.1, deve sair no final de fevereiro.
Usa o LibreOffice ou prefere os programas fornecidos pela Microsoft? Conta pra gente, comentando nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.
Autor: TecMundo








.gif)








