sexta-feira, janeiro 16, 2026
16.9 C
Pinhais

Lula determina que órgãos federais investiguem falhas da Enel SP

O governo Lula determinou nesta segunda-feira (12) que autoridades do Poder Executivo e do setor elétrico tomem medidas para investigar a prestação de serviços da Enel SP. A distribuidora de energia será alvo de ações que garantam a “prestação adequada” de serviços à população, segundo despacho no Diário Oficial da União (DOU).

Esta é a primeira vez que a administração federal impõe uma postura mais enérgica contra a Enel SP, que apresenta recorrentes dificuldades em restabelecer a energia para milhares de consumidores a cada novo evento climático na capital paulista. Entre 2023 e 2025, houve ao menos quatro grandes apagões causados por tempestades com ventos fortes.

VEJA TAMBÉM:

O texto se dirige ao Ministério de Minas e Energia, à Advocacia-Geral da União (AGU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O contrato de concessão da empresa vai até o ano de 2028 e a Enel SP já declarou que não tem intenção de abrir mão dele.

Ainda de acordo com o despacho, a CGU deve apurar a “eventual responsabilidade dos entes federativos envolvidos” nas constantes falhas do fornecimento de energia à população da cidade de São Paulo. Isso incluiria também a prefeitura da cidade

A Enel foi procurada pela reportagem da Gazeta do Povo, mas não respondeu. A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a investigação; assim que o fizer, seu posicionamento será publicado neste espaço.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Política de importação de Lula prejudica produtores nacionais

Enquanto destaca a abertura de novos mercados para exportação...

Jim Caviezel como Jair Bolsonaro: vazam imagens das gravações

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, desde este sábado (06),...

Com repertório variado, Banda da PM anima multidão antes do show do Roupa Nova

A temporada 2025/2026 do Verão Maior Paraná teve, nesta...

Dinamarca reforça presença militar na Groenlândia

O governo da Dinamarca decidiu nesta quarta-feira (14) ampliar,...

Temas

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img