Depois do prefeito de Belém e do governador do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mais uma autoridade brasileira a rebater o tom crítico do chanceler alemão contra a COP 30. De acordo com o presidente, se Friedrich Merz tivesse realizado outras atividades na capital paraense, como “ir a um boteco”, compreenderia que o Pará é melhor do que a Alemanha.
“O ministro da Alemanha, esses dias, se queixou: ‘Eu fui ao Pará, mas voltei logo, porque gosto mesmo é de Berlim’,” relembrou. Em seguida, Lula acrescentou: “Ele, na verdade, deveria ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele iria perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém.”
Lula fez o comentário durante a inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), evento realizado na orla de Xambioá. Estavam presentes outros políticos, como o governador do Pará, Helder Barbalho, que chamou a fala de Merz na segunda-feira de “preconceituosa”.




