sexta-feira, fevereiro 6, 2026
17.9 C
Pinhais

Lula diz que terá conversa “olho no olho” com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (5), que deve ter uma conversa “olho no olho” com o presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington. Por isso, Lula pretende viajar aos Estados Unidos na primeira semana de março.

Em entrevista ao UOL, Lula enfatizou a necessidade de um diálogo direto. “Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, afirmou.

A agenda sinaliza uma tentativa de estabilizar a relação bilateral, que sofreu abalos no último ano após Trump impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Apesar da tensão comercial, o clima político recente tem sido de aproximação, com telefonemas e troca de elogios entre os dois líderes.

Lula defende reforma no judiciário com mandato para ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou apoio, nesta quinta-feira (5), à implementação de mandatos fixos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, o petista argumentou que é necessário reformar o modelo atual, no qual os magistrados permanecem no cargo até a aposentadoria compulsória.

Vale destacar que esta foi a primeira vez que Lula defendeu publicamente a medida. Segundo o presidente, a longa permanência no cargo — que pode durar décadas caso o ministro seja indicado jovem — precisa ser revista. Nesse sentido, o presidente afirmou “acho que precisamos discutir isso, porque não é justo uma pessoa entrar com 35 anos e ficar até 75. É muito tempo, eu acho que pode ter mandato”. Contudo, ele ressaltou que a discussão não tem relação com os julgamentos do 8 de janeiro.

Lula cita Trump em jantar com deputados e diz “Minha arma é a paz”

Durante um jantar com líderes da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez referências diretas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, em tom descontraído, Lula afirmou que sua principal estratégia na política internacional é o diálogo e a paz.

O encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), serviu para aproximar o Planalto do Legislativo. Inclusive, segundo relatos de participantes, o petista comentou sobre como se comportaria em uma eventual reunião com o líder norte-americano.

Ao comentar a relação com os EUA, Lula brincou dizendo que iria ao encontro de Trump vestido como Mahatma Gandhi, líder indiano símbolo do pacifismo mundial. Dessa forma, o objetivo da brincadeira foi reforçar que, diferentemente de uma postura belicista, sua “arma” na diplomacia será sempre a busca pela paz.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (06)

  • “HIENA” E “FAKE NEWS”: CLIMA ESQUENTA NA CPMI DO INSS;
  • DINO SUSPENDE PAGAMENTOS ACIMA DO TETO NOS TRÊS PODERES;
  • VORCARO VISITOU PRESIDENTE E DIRETORES DO BC 17 VEZES EM 2025;
  • STF VALIDA PUNIÇÃO MAIS SEVERA POR CRIMES CONTRA HONRA DE SERVIDORES;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Fallout Temporada 3 se passará no Colorado? Entenda nova localização

Encerrada na última terça-feira (3) pela Amazon Prime Video,...

Mini dinossauro bípede e herbívoro desafia ideias tradicionais da evolução

Um dinossauro minúsculo e herbívoro descoberto no norte da...

Quem Lula deve apoiar para barrar o avanço da direita no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou nos...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas