domingo, fevereiro 22, 2026
19.5 C
Pinhais

Lula e jornalista da Globo batem-boca ao vivo em comitiva na Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu, neste domingo (22), durante entrevista coletiva em Nova Delhi, na Índia, questionamento feito pelo repórter Tiago Eltz, da TV Globo, sobre eventual disposição do Brasil em receber imigrantes considerados criminosos pelos Estados Unidos. (Assista ao final do texto)

Ao formular a pergunta, o jornalista mencionou a política migratória do presidente Donald Trump, classificada por ele como uma das mais polêmicas internamente no país, especialmente no que se refere à deportação de imigrantes sem documentação ou com visto temporário.

Eltz afirmou que Trump considera esses imigrantes criminosos e mencionou declaração anterior de Lula sobre a possibilidade de “acertar de receber criminosos para o Brasil ou quem cometeu crime por lá”.

Lula interrompeu a pergunta e contestou a formulação. “Não, você não ouviu isso aqui”, afirmou. “Se eu aceito que você faça a pergunta do jeito que você está fazendo, dá a impressão que eu falei isso, eu não falei isso.”

O jornalista tentou concluir o raciocínio, dizendo que, para Trump, esses imigrantes seriam considerados criminosos e citou ainda a hipótese de recebimento de envolvidos em crimes relacionados a combustíveis.

Lula voltou a negar. “Não, não, não. Nós queremos é prendê-los. Eu não quero recebê-los, eu quero prendê-los”, declarou.

Caso envolvendo combustível

O presidente citou uma operação que resultou no bloqueio de 250 milhões de litros de gasolina transportados em cinco navios, posteriormente entregues à Petrobras. Segundo Lula, o responsável pelo esquema estaria nos Estados Unidos.

“Essa pessoa mora em Miami, nós mandamos para o presidente Trump a fotografia da casa dele, o nome dele, e nós queremos essa pessoa no Brasil. É para combater o crime organizado? Então nos entregue os nossos bandidos”, afirmou.

Autor

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas