quinta-feira, novembro 27, 2025

Lula enfrenta parada indigesta com o Congresso – 27/11/2025 – Dora Kramer


Convites de presidente de República habitualmente não se recusam, ainda mais quando dirigidos a autoridades que estão na mesma cidade e sem afazeres que as impeçam de comparecer. A não ser que as ausências contenham significado e recado explícitos de contrariedade.

Foi assim interpretada a decisão dos presidentes da Câmara e do Senado de faltar à cerimônia de assinatura da lei de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) atiraram em várias direções: conseguiram que as ausências tivessem mais destaque que o projeto e mostraram que o desacerto vai além de atritos com líderes petistas —alcança o presidente Lula (PT).

Ademais, negaram prestígio aos festejos da bandeira de campanha pela reeleição; evitaram ouvir do presidente palavras de apreço para tentar desanuviar o clima e ainda procuraram produzir um efeito demonstração para as tropas mais fiéis aos comandantes nas duas Casas.

A história nos conta que, na vigência da democracia, presidente da República algum se sustenta em contraposição acentuada ao Congresso Nacional. Tanto pode ficar vulnerável ao extremo de um impeachment —o que não é o caso— quanto se tornar alvo de derrotas constantes ao ponto da ingovernabilidade.

O Parlamento é o dono do jogo e, portanto, cabe ao presidente calibrar os lances a fim ao menos de conseguir um empate. Lula não está se comportando assim, simplesmente porque trocou as tarefas de Estado pelas ações de candidato. Como tal, demarca terrenos no intuito de ganhar a parada.

Embora a campanha eleitoral já tenha começado, ainda há mais de um ano de governo. É muito chão para o presidente achar que a batalha está ganha. Motta e Alcolumbre não tiveram oponentes nas eleições para Câmara e Senado, são de partidos de oposição e se identificam ideologicamente com a maioria.

Lula não tem nada a ganhar e pode ter muito a perder se não descer do palanque para se dar ao sacrifício do beija-mão.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Congresso derruba vetos de Lula e impõe nova derrota ao governo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

isenção de PLR e riscos da jornada menor

De olho nas eleições de 2026, o presidente Lula...

Ponte de Guaratuba não terá pedágio: obra é 100% financiada pelo Governo do Paraná

A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img