A Justiça do Maranhão autorizou, nesta quinta-feira(22), o menino Anderson Kauã, de 8 anos, auxiliar nas buscas por seus primos desaparecidos há 19 dias em Bacabal, interior do Maranhão. Ele recebeu alta médica na última terça-feira (20).
Anderson foi encontrado com vida no dia 7 de janeiro, em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros em linha reta do último local onde seus primos, Ágatha Isabelly e Allan Michael, foram vistos. O menino foi localizado por três produtores rurais que trafegavam pela região em uma carroça.
O garoto apontou às autoridades o trajeto feito com os primos até uma cabana abandonada, conhecida como “casa caída”, situada próxima às margens do Rio Mearim. Anderson esteve acompanhado por uma equipe especializada, com suporte psicológico e autorização judicial, e continua recebendo acompanhamento multiprofissional nas áreas de saúde e assistência social, conforme informou a SSP-MA (Secretaria de Estado da Segurança Pública).
Leia também: Após alta médica, criança ajuda nas buscas por irmãos desaparecidos no MA
Desde o desaparecimento, ocorrido em 4 de janeiro, quando as crianças saíram para brincar no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, mais de 500 pessoas participam das buscas, entre integrantes da Polícia Civil, Marinha e Corpo de Bombeiros.
A operação concentra-se na região da cabana indicada por Anderson e no leito do Rio Mearim, onde mergulhadores utilizam o equipamento side scan sonar para mapear o fundo do rio, gerando imagens detalhadas mesmo em águas turvas.
A apuração é realizada por uma comissão especial da Polícia Civil, composta por equipes da SHPP (Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa), da SPCI (Superintendência de Polícia Civil do Interior) e da Delegacia Regional de Bacabal. Familiares, moradores e outras pessoas continuam sendo ouvidos para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento.
O que se sabe sobre o desaparecimento dos dois irmãos no Maranhão
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, afirmou que nenhuma linha de investigação foi descartada até o momento. A principal hipótese é a de que as crianças tenham se perdido na mata, mas todas as possibilidades seguem em análise.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
Autor: CNN Brasil







