
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (15) o envio de tropas e equipamentos militares franceses à Groenlândia, em resposta às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a defender a anexação do território ártico atualmente sob soberania da Dinamarca.
Segundo Macron, uma equipe de militares franceses já foi deslocada para a Groenlândia e deverá ser reforçada nos próximos dias. O anúncio foi feito por Macron durante um discurso às Forças Armadas na base aérea de Istres, no sul da França.
Conforme autoridades francesas citadas pela imprensa internacional, o envio das forças ocorre no âmbito da operação militar conjunta em curso na Groenlândia que envolve também Alemanha, Suécia e Noruega, em coordenação com o governo dinamarquês. A operação em curso conta com exercícios militares e o reforço da vigilância no Ártico.
A decisão francesa foi anunciada um dia após uma reunião em Washington entre representantes dos Estados Unidos, da Dinamarca e da Groenlândia terminar sem acordo sobre o futuro do território. Segundo o governo dinamarquês, persistem divergências fundamentais com a posição americana, apesar da criação de um grupo de trabalho para discutir o tema.
Autor: Gazeta do Povo





