quinta-feira, fevereiro 5, 2026
27 C
Pinhais

Mais celulares Android poderão trocar arquivos com iPhones nativamente em breve

O Google confirmou que irá expandir a compatibilidade entre as tecnologias do AirDrop e Quick Share para mais dispositivos em 2026. Isso significa que, nos próximos meses, usuários do Android vão poder enviar e receber arquivos de outras pessoas que usam aparelhos da Apple.

A confirmação veio por meio do vice-presidente de engenharia para a plataforma Android, Eric Kay. “No ano passado, lançamos a interoperabilidade com o AirDrop. Em 2026, vamos expandi-la para muito mais dispositivos”, explicou o executivo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Mesmo sem detalhar tanto, Kay afirma que o Google trabalha com parceiros para expandir esse ecossistema e espera ter novidades em breve. A informação, no entanto, já confirma que a linha Google Pixel 10 não será mais a única a ter esse recurso e isso é ótimo para os brasileiros, já que esses celulares não são vendidos por aqui.

Android-Quick-Share-AirDrop.png
Na linha Pixel 10, a integração com o AirDrop parece tão simples quanto transferir um arquivo via Bluetooth. (Imagem: Google)

O que é a integração Quick Share-AirDrop?

A interoperabilidade entre esses sistemas foi anunciada no ano passado em um movimento marcante. Resumidamente, a interação finalmente permite que celulares iPhone e Android troquem arquivos diretamente, como imagens em alta resolução ou documentos sensíveis demais para serem enviados por redes sociais.

  • Antes disso, não era possível transferir arquivos entre um iPhone e um aparelho Android diretamente;
  • O WhatsApp acabava funcionando como o intermediário dessas transições, mas só permite transferir arquivos de até 2 GB;
  • Fora os iPhones, essa compatibilidade também permite transferências entre dispositivos como os iPads e Macs;
  • Até então, somente a linha Pixel 10 tinha acesso ao Quick Share aprimorado, e isso restringia o uso;
  • Eric Kay também confirmou que o Google almeja facilitar essa transição de clientes que saem de um dispositivo iOS para um Android;
  • A própria Apple já salientou que trabalha com o Google para tornar as interações igualmente mais simples.

Por enquanto, não há uma data para que o Quick Share-AirDrop seja disponibilizado para todos. É provável que inicialmente apenas aparelhos intermediários premium ou topo de linha sejam contemplados com a funcionalidade, e nem todas as marcas podem receber a tecnologia tão cedo.

Inclusive, o Google deu boas notícias recentemente, já que conseguiu uma receita recorde ao passo que o Gemini se aproxima de 1 bilhão de usuários. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Autor: TecMundo

Destaques da Semana

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas