O drama brasileiro “Manas”, dirigido por Marianna Brennand, foi indicado na tarde desta terça-feira (13) ao Prêmio Goya, na categoria de melhor filme ibero-americano. A cerimônia da principal premiação do cinema espanhol acontece em 28 de fevereiro, em Barcelona, e marca a 40ª edição do evento.
Protagonizado por Jamilli Correa e Dira Paes, o longa disputa o troféu com produções da Argentina (“Belén”), Chile (“O Olhar Misterioso do Flamingo”), Colômbia (“Um Poeta”) e Costa Rica (“A Pela da Água”) . O Brasil chega à disputa como o atual vencedor da categoria, com “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles.
Exibido no Festival de Veneza de 2024, “Manas” estreou nos cinemas brasileiros no ano passado e esteve entre os títulos cotados para representar o país na corrida pelo Oscar. A vaga acabou ficando com “O Agente Secreto“. Pouco depois, a Academia Brasileira de Cinema confirmou Brennand como representante brasileira no Goya.
A projeção internacional da obra ganhou impulso no fim de 2024, quando o ator Sean Penn, de “Uma Batalha Após a Outra”, passou a integrar a produção como produtor executivo. O envolvimento do americano incluiu uma exibição especial do longa em Los Angeles, que contou com a presença de Julia Roberts.
Criado em 1987, o Prêmio Goya é considerado o equivalente espanhol do Oscar e reconhece anualmente os destaques do cinema espanhol e ibero-americano.





