O médico brasileiro Ricardo Cohen, cirurgião do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi nomeado para um cargo de liderança na World Obesity Federation, entidade internacional que reúne sociedades científicas e especialistas dedicados ao enfrentamento da obesidade.
Cohen assumiu a presidência do Comitê de Cuidados Clínicos da federação, responsável por definir diretrizes, padrões globais e programas de educação médica na área, com base em evidências científicas. É a primeira vez que um cirurgião bariátrico ocupa uma posição desse nível na governança da federação.
Entre as atribuições do comitê está a coordenação do Scope, único programa de certificação internacional para profissionais especializados em obesidade, além da revisão do conteúdo educacional da federação.
Referência internacional em obesidade, diabetes e cirurgia metabólica, Cohen foi coautor do consenso global publicado pela revista The Lancet em 2025, que propôs novas definições para a doença. Ele também presidiu a Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e dos Distúrbios Metabólicos entre 2024 e 2025.
com IVAN FINOTTI (INTERINO), DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



