quinta-feira, fevereiro 5, 2026
20.4 C
Pinhais

Mendonça rejeita ação para ampliar cobrança sindical para não filiados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça rejeitou, nesta segunda-feira (2), uma ação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) que pedia a ampliação da contribuição confederativa a todos os trabalhadores da categoria.

O financiamento do sistema sindical, hoje, é subsidiado por contribuições facultativas. Enquanto a contribuição sindical é referente a um dia de trabalho e pode ocorrer por filiados ou não filiados (desde que autorizem expressamente), a contribuição confederativa é restrita aos filiados, por força da Súmula Vinculante nº 40 do STF. É este o foco da CNTI.

Na ação, a confederação cita a vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2002 e sua articulação, na Assembleia Constituinte, para que o desconto ocorresse de forma “extensiva a todos os trabalhadores que por ela serão regidos”, não apenas aos filiados. Com isso, pediu a anulação da súmula, que determina que a contribuição “só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo.” Para Mendonça, porém, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), ferramenta escolhida pela entidade, “não é o instrumento processual adequado para se obter a interpretação, a revisão ou o cancelamento de súmula vinculante.”

O ministro ainda aponta para um abuso na utilização da ferramenta, que acaba substituindo outras ações que também não caberiam para questionar determinadas normas, como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ou a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Ele cita o ex-ministro Luís Roberto Barroso: “não caberá ADPF apenas porque não cabem ADI ou ADC. A jurisdição constitucional abstrata não abrange todas as disputas subjetivas.”

A ação ainda não transitou em julgado, o que significa que a federação pode recorrer da rejeição. Intimada a se manifestar nos autos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apenas tomou ciência do despacho de Mendonça.

Autor: Gazeta do Povo

Destaques da Semana

Resident Evil Requiem e mais jogos de PlayStation e Nintendo com até 47% OFF na Amazon

Quem joga videogames com frequência sabe que manter a...

g1 Ouviu #326 – Céu e seus mais de 20 anos de malemolência musical

Atualmente a artista comemora os 20 anos...

BC da Inglaterra mantém juros a 3,75% com temor sobre inflação e desemprego

O BoE (Banco da Inglaterra, em inglês) decidiu manter...

Conselho de Ética arquiva denúncia do Novo contra Lindbergh Farias

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas