terça-feira, janeiro 13, 2026

Mercado Livre demite 119 com expansão de ferramentas de IA – 12/01/2026 – Economia

O avanço da inteligência artificial no Mercado Livre tem deixado cortes de pessoal no caminho, no que é a primeira demissão em massa da empresa ligada à expansão da nova tecnologia. A plataforma de e-commerce acaba de demitir 119 funcionários na América Latina nos últimos dias, sendo 38 deles no Brasil.

O grosso dos cortes aconteceu no dia 8 de janeiro, com funcionários convocados para reuniões de última hora. As demissões ocorreram nas equipes de experiência do usuário, onde o uso de ferramentas de IA se intensificou no último ano, e atingiram principalmente profissionais que atuam na produção de textos, os chamados “UX writers”.

Em nota, a empresa não confirma que as ferramentas de IA vão substituir os trabalhadores demitidos e diz que busca “integrar de forma mais eficaz as áreas de design e conteúdo” e usar a tecnologia para melhorar a experiência dos usuários. Segundo a plataforma de comércio eletrônico, a medida é pontual e não altera a estratégia de crescimento da empresa, que afirma ter criado 42 mil postos de trabalho na América Latina em 2025.

A Folha apurou com três ex-funcionários que o Mercado Livre agora deseja que os profissionais de experiência do usuário passem a ter um perfil mais generalista. Depois das demissões, os funcionários que ficaram na empresa foram informados de que, a partir desta semana, terão acesso a novos recursos de IA para produção de textos. A expectativa é que os designers possam incorporar algumas das tarefas dos profissionais de escrita demitidos.

A inteligência artificial já está na rotina do Mercado Livre há mais de dez anos, em funções como análise de risco, detecção de fraudes e sistemas de recomendação. Mas, em 2025, essas ferramentas se expandiram para a área de experiência de usuário, com estímulo dos chefes para que a nova tecnologia fosse adotada pelos funcionários.

Estes, por sua vez, começaram a receber treinamento e a ser cobrados para documentar e prestar contas do uso de IA no dia a dia, enquanto os chefes acompanhavam as métricas de uso de suas equipes.

No ano passado, Marcos Galperin, cofundador da empresa, anunciou que estava deixando o posto de CEO e passando o bastão para Ariel Szarfsztejn. Em um podcast da empresa, Galperin disse que pretende se dedicar a projetos de IA.

“Hoje estamos muito mais focados em ter sucesso em toda essa transição ao mundo dos agentes”, disse o executivo argentino em junho do ano passado.

Segundo os últimos resultados divulgados pela empresa, o Mercado Livre teve receita de cerca de R$ 40 bilhões no terceiro trimestre do ano passado, um crescimento de 39% em 12 meses —foi o 27º trimestre em sequência no qual o faturamento da empresa subiu acima de 30%.

Raio-x | Mercado Livre Brasil

Fundação: 1999

Funcionários: mais de 50 mil

Receita líquida: R$ 40 bilhões no 3º tri.2025

Principais rivais: Magazine Luiza, Shopee, Amazon, Temu, Shein

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img