quinta-feira, janeiro 15, 2026
24.8 C
Pinhais

Messi: vinho com soda limonada não sobe, mas desce rápido – 15/01/2026 – Isabelle Moreira Lima

Você deve ter ouvido nos últimos dias que vinho com soda limonada é bom. Messi é um adepto da mistura. Em entrevista divulgada na última semana, afirmou que gosta dela porque “bate mais rápido”. A internet veio abaixo ao assistir ao vídeo, talvez por ajudar a humanizar um ídolo mundial, meio bagaceira, meio sem noção, o oposto do estoicismo de Cristiano Ronaldo .

Não resisti e experimentei o mix. Foi surpreendente: odiei menos do que esperava. O vinho escolhido foi um malbec, afinal, supus que a uva símbolo da Argentina seria a primeira escolha da “pulguita de Rosário”. Acabei fazendo o teste com um vinho mais caro do que seria razoável, mas também não acho que o jogador, cheio da bufunfa, use qualquer beberagem com seu refri. Meu eleito foi o Flechas de Los Andes Punta de Flechas Wine Estate Malbec (importado no Brasil pela La Pastina), que instantaneamente virou um suquinho safado, sem muita nuance, com pouca carbonatação e muito, mas muito fácil de beber.

Messi conta que a mistura é sua escolha para preparar-se para dançar porque “sobe mais rápido”. Eu rebato: na verdade, ela desce mais rápido. Diluída e menos alcoólica, é fácil de beber, o que nos faz ingerir grandes quantidades e, sim, ficar bêbados em pouco tempo.

A conclusão um pouco óbvia é que, se você gosta de tinto e tem um vinho bom, não vale misturar com soda limonada. Mas, se o seu vinho for meio mequetrefe ou estiver aberto há dias, por que não? Vale saber também que esse mix não é invenção de Messi, mas um drinque tradicional na Espanha e na Argentina, chamado tinto de verano. É feito com partes iguais de vinho e soda, gelo e uma rodela de laranja ou limão.

Duas outras misturas com vinho ficaram famosas na internet nos últimos meses. Uma delas é a de tinto com sorvete que, no fim do ano passado, viralizou em posts gringos. Testei com o mesmo malbec e, olha, se for para tomar essa gororoba, prefiro o drinque do Messi. Para quem gosta de sorvete com alcoólicos, sugiro que faça o teste com vinho do Porto, Jerez Pedro Ximenez ou, melhor de todos, licor de ginjinha, prima portuguesa da cereja.

Mais a ver com o nosso verão, tem também o mix de sauvignon blanc com fatias de jalapeño, o outro drinque que é hit do feed. Entendo um pouco mais esse casamento, uma espécie de harmonização por semelhança, mas vejo um pecado: fica ressaltada uma substância menos agradável dessa variedade de uva, a pirazina, que é justamente o que dá aroma e sabor do pimentão verde, primo do jalapeño. Obrigada, mas não, obrigada.

Se você gosta de drinques à base de vinho, há misturas melhores. Gosto dos clássicos. Um bom clericot com vinho branco, água tônica, gelo e frutas é chiquérrimo. Já a tônica pode ser a melhor amiga do porto branco seco e do jerez fino, sempre com gelo, uma rodela de laranja, um raminho de alecrim.

Não viralizou (ainda), mas um amigo jura de pés juntos que vinho verde fica ótimo bem gelado (e sem gelo) com soda limonada, cereja e pêssego. Diz que é de lei para essa época do ano, com as frutas da estação, quando a família se reúne —e talvez seja preciso que a bebida suba ou desça mais rápido.

Vai uma taça?

Para quem vai à praia, o branco Monte d’Oiro Branco (R$ 134,87 na Mistral), feito na região de Lisboa com arinto, fernão pires e viognier, é um belo vinho de verão, perfeito para acompanhar peixes. Tem uma gordurinha equilibrada por uma acidez viva e limpa qualquer paladar ao mesmo tempo que refresca. Se você é da turma do churrasco, o brasileiro Viapiana VPN (R$ 95 na loja da vinícola), uma mescla de merlot, cabernet sauvignon e tannat, é redondo, com taninos finos, acidez e boa adstringência para carnes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor: Folha

Destaques da Semana

Temas

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img