A Microsoft disse nesta quarta-feira (11) que dois data centers de nuvem e inteligência artificial da empresa foram inaugurados no Brasil e já estão em operação.
As instalações ficam no estado de São Paulo e contarão com unidades adicionais, ainda em fase de construção. A informação foi dada pela presidente da empresa no Brasil, Priscyla Laham, durante o evento Microsoft AI Tour, em São Paulo.
Os centros de dados fazem parte do plano da big tech de investir R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem e IA no país até 2027, anunciado na última edição do AI Tour no Brasil, em 2024.
Durante o evento, Laham disse que a empresa acredita que a IA pode tornar o Brasil “mais competitivo, ampliando a produtividade, a inovação e colocando o país em um papel de destaque global”.
Laham também atualizou o andamento de outra promessa feita pela Microsoft em 2024. À época, a empresa informou que investiria em treinamentos em habilidades de IA para 5 milhões de pessoas até 2027.
Segundo a empresa, desde o lançamento do programa ConectAI até agora, 6,6 milhões de brasileiros iniciaram algum treinamento e 2,8 milhões concluíram seus cursos.
Na América Latina, o Brasil é visto como um território favorável para abrigar data centers, que funcionam como uma espécie de hotel para abrigar supercomputadores capazes de processar grandes volumes de informação.
Em um relatório recente, os analistas do BTG Pactual disseram que Brasil e Chile têm o potencial de se transformar em “um paraíso” para o setor.
No radar do setor também está o projeto que cria um regime especial de tributação que concede isenções fiscais a empresas de tecnologia e de data centers.
A MP (medida provisória) que criou o Redata (Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter) foi assinada em setembro de 2025 e está em discussão na Câmara dos Deputados. A medida reduz a zero a alíquota dos impostos federais dos produtos comprados pelas empresas que estiverem construindo data centers no Brasil.
Autor: Folha



















