sexta-feira, novembro 28, 2025

Militares estão sob custódia de general de patente menor – 26/11/2025 – Poder


Com o início do cumprimento da pena dos condenados pela trama golpista, os generais e ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) foram presos no Comando Militar do Planalto, único comando militar de área chefiado por um general 3 estrelas, patente inferior à dos dois militares condenados —ambos têm 4 estrelas, considerado o topo da carreira no Exército.

Localizada no Setor Militar Urbano, na área central de Brasília, a unidade é chefiada pelo general de três estrelas João Felipe Dias Alves, que assumiu o Comando Militar do Planalto recentemente.

É incomum que um militar fique preso em organização comandada por oficial de patente inferior. No entanto, nesse caso, optou-se por essa saída, de acordo com informações, por se considerar ruim, internamente, a prisão no Quartel General do Exército.

Heleno e Paulo Sérgio estão em salas de Estado-Maior. Um pequeno quarto com frigobar, cama, cadeira, TV, estante e banheiro. Elas são anexas aos gabinetes dos generais. De acordo com esses relatos, foi preciso desalojar dois oficiais de seus gabinetes para abrir espaço para os novos presos.

Além deles, o almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) também foi preso nesta terça em uma unidade militar. Ele cumprirá pena na Estação Rádio da Marinha, em Santa Maria, a cerca de 25 km do centro de Brasília.

O local é um dos centros de inteligência da Força marítima. Não há informações detalhadas sobre as instalações.

Também condenado no processo da trama golpista, o general Braga Netto já cumpria prisão preventiva desde dezembro de 2024 no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro, na Vila Militar. O local tem cama, televisão, frigobar, mesa de trabalho e banheiro privativo.

Apesar de também ter patente militar, Jair Bolsonaro cumpre sua pena na Superintendência da PF do Distrito Federal. Ele já cumpria prisão preventiva no local desde o último sábado (22). A medida foi tomada após ele tentar violar sua tornozeleira eletrônica.

Já o ex-ministro da Justiça Anderson Torres está na chamada “Papudinha”, o 19⁰ Batalhão da Polícia Militar do DF, na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda. O local, destinado à detenção especialmente de policiais, tem beliches, banheiros privativos e antessala com frigobar e mesa para refeições.

Outros 2 dos 8 condenados do núcleo central da trama golpista estão soltos.

Ramagem fugiu do Brasil antes da ordem de prisão e está em Miami, com a família.

Já o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e que fez colaboração premiada, recebeu a menor pena, 2 anos em regime aberto. Ele está proibido de sair do país e deve prestar satisfações semanais à Justiça no DF, entre outras imposições.



Source link

Destaques da Semana

Delegada conta que foi assediada por usar roupa de academia, no PR

"Eu tinha acabado de sair da academia...

Governo avalia ir à Justiça contra derrubada de vetos do licenciamento ambiental

As ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Marina Silva...

Animação traz transformação de casal ao encontrar bebê na neve

Em sua estreia no universo da animação, o cineasta...

Captura do caranguejo-uçá começa dia 1º; IAT reforça regras e fiscalização

A temporada de captura do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) por...

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img