O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta quinta-feira (20) que o incêndio ocorrido na COP 30 “poderia acontecer em qualquer lugar do planeta”. O pavilhão Blue Zone (Zona Azul) precisou ser evacuado às pressas. O fogo foi controlado, mas ainda não há confirmação se as negociações serão retomadas hoje.
“A cidade de Belém recebeu muitas críticas, praticamente todas injustas. Um possível celular que pegou fogo numa tomada não vai macular essa COP. [O incêndio] poderia acontecer em qualquer lugar do planeta”, disse Sabino a jornalistas. Segundo ele, não há feridos.
“Eu vejo um incidente isolado, um princípio de incêndio que foi prontamente contido. O nosso sistema de contingenciamento mostrou muita eficiência”, acrescentou. O incidente ainda está sendo investigado. A Conferência do Clima das Nações Unidas está prevista para terminar nesta sexta-feira (21).
VEJA TAMBÉM:
- “Mergulhada no caos”: imprensa internacional destaca problemas da COP 30 após incêndio
Questionado sobre a responsabilidade do governo federal e da ONU na montagem da Zona Azul, o ministro destacou que o pavilhão foi construído “dentro dos padrões”.
“A montagem foi feita dentro dos padrões de engenharia e segurança. Os materiais usados para forrar o galpão são materiais antichamas. Estamos com uma grande equipe de contingência”, disse.
A Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) informou que as instalações atingidas pelo incêndio na COP 30 “estão sob a autoridade do país anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul”.





