segunda-feira, janeiro 12, 2026

Moraes manda hacker Delgatti para regime semiaberto – 12/01/2026 – Brasília Hoje


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu a progressão para o regime semiaberto ao hacker Walter Delgatti Neto, condenado pela pela invasão aos sistemas e adulteração de documentos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada na mesma ação.

Na decisão desta segunda-feira (12), o relator considerou o tempo de pena já cumprido e o comportamento do hacker na unidade prisional.

“Na presente hipótese, estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime semi-aberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade”, disse o relator na decisão.

A defesa pediu a progressão afirmando que Delgatti cumpriu mais de 20% da pena de 8 anos e 3 meses imposta pelo STF, além de ter “ótimo comportamento carcerário, comprovado por atestado e boletim penitenciário”.

No início de dezembro, a PGR (Procuradoria-Geral da República) juntou ao processo relatório confirmando o apontado pela defesa.

Delgatti e Zambelli foram condenados por unaimidade pela Primeira Turma do STF pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A pena fixada para Zambelli foi de 10 anos de prisão em regime inicial fechado e multa no valor de dois mil salários-mínimos. Já Delgatti teve a pena estabelecida em oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado, e multa de 480 salários-mínimos.

Eles terão ainda que pagar indenização de R$ 2 milhões por danos materiais e morais coletivos. Conforme a legislação, ambos estão inelegíveis desde o momento da condenação até o fim de um período de oito anos após o cumprimento da pena.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img