O Museu do Ipiranga recebe no próximo dia 7 de março, às 15h, a pré-estreia do documentário “Mulheres Artistas, Subvertendo a Submissão”. Trata-se do novo trabalho da cineasta Tata Amaral, codirigido por Vera Império Hamburger.
A sessão integra a terceira edição do programa Cinema no Museu e terá entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 13h.
Com 52 minutos, o filme revisita a trajetória de artistas brasileiras do século 19 e início do século 20 que conquistaram prêmios, exposições internacionais e espaço na imprensa, mas acabaram apagadas das narrativas tradicionais da história da arte. O foco recai sobre três pioneiras: Abigail de Andrade, Julieta de França e Georgina de Albuquerque.
Após a exibição, haverá roda de conversa com José Roberto de França Arruda, sobrinho-bisneto de Julieta e pesquisador da artista; com a historiadora da arte Ana Paula Cavalcanti Simioni, autora do livro “Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras”, que inspirou o documentário; com a atriz Claudia Schapira, que participa do filme; e com o historiador Douglas Fasolato. A mediação será de Liliane Braga, pós-doutoranda em Estudo de Coleções no museu.
Criado em 2025, o Cinema no Museu usa o audiovisual para discutir história e sociedade brasileiras e ampliar o diálogo do equipamento com o público. Após a pré-estreia no museu, o documentário vai ao ar no canal Arte1 no mesmo dia, às 19h30.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Autor: Folha




















