sábado, janeiro 10, 2026

Música: conheça a Quarter Bl4ck, que une o clássico ao pop – 10/01/2026 – #Hashtag

Todos os dias, na estação das barcas Rio-Niterói, passos apressados se misturam a sonhos silenciosos. Entre trabalhadores e viajantes, histórias se cruzam sem que ninguém perceba. Foi tocando nesse trajeto que quatro jovens das periferias do Rio de Janeiro, unidos pela música, se cruzaram em um encontro improvável que levaria seu talento a milhares de pessoas.

Ítalo Santos e Wenderson Alcípio, no violino, Samuel Araújo, no violoncelo, e Wellerson Botelho, no violão, formam o grupo Quarter Bl4ck. Com vídeos na internet que já somam mais de 7 milhões de visualizações, a banda, que iniciou sua trajetória tocando nas barcas, levando música clássica aos passageiros, foi conquistando um público cada vez maior.

No início, Ítalo e Samuel tocavam em dupla na estação, enquanto Wenderson e Wellerson se apresentavam nas barcas. As duplas se encontravam com frequência e, em julho de 2020, decidiram tocar juntas pela primeira vez. A conexão foi uma surpresa e, desde então, compartilham o mesmo sonho.

“A gente entendeu que, juntos, conseguiríamos levar nossa música mais longe. Percebemos que um completava o que o outro estava fazendo e tínhamos um pensamento bem parecido sobre o que queríamos alcançar. Desde sempre, o objetivo do grupo foi viver da música”, conta Wenderson ao #Hashtag.

Para 3 de 4 membros do grupo, o início na música está diretamente ligado à Orquestra das Cordas da Grota, um projeto social que oferece aulas gratuitas de música clássica em Niterói. Wenderson, Ítalo e Samuel começaram sua trajetória no projeto, em que aprenderam as lições fundamentais e viram o amor pela música crescer, assim como seus sonhos. Já Wellerson aprendeu a tocar na igreja.

“Quando falamos de projeto social dentro da comunidade, é justamente para mudar as referências daqueles jovens que estão sendo influenciados. Algo que eu vi na Comunidade da Grota é que não só as pessoas dentro do projeto são impactadas, mas toda a comunidade ao redor. Para as pessoas que estão lá, a referência de um futuro melhor, de ser alguém e vencer, é estar tocando.”, diz Wenderson.

A Quarter Bl4ck continou se apresentando no trajeto Rio-Niterói e a banda se tornou cada vez mais reconhecida pela alegria e versatilidade ao mesclar a música clássica com o popular. Entre suas inspirações estão nomes como Djavan e Bruno Mars.

Com o aumento do reconhecimento, o grupo passou a se apresentar em eventos, fez shows em São Paulo, firmou novas parcerias e se apresentou no programa do Sílvio Santos, do SBT.

Nesse processo, perceberam que grande parte dessas conquistas importantes foi impulsionada pela internet. Foi também por meio dela que, em novembro do ano passado, o Quarter Bl4ck teve a oportunidade de se apresentar no aniversário do ator Lázaro Ramos.

“Se quisermos que as pessoas escutem a gente, vejam o nosso trabalho, temos que aparecer. E a melhor forma de aparecer hoje em dia é a internet”, afirmam.

Nas redes sociais, o grupo inova ao criar vídeos com as melhores trilhas sonoras, interpretadas com instrumentos clássicos. Alguns dos mais assistidos reinterpretam aberturas de desenhos, animes e trilhas de filmes. Nos comentários, internautas viajam pela infância e são tomados pela nostalgia.

No processo criativo, eles destacam que, no início, a inspiração surgia principalmente da rotina, de coisas que gostavam e de desenhos a que assistiam. “Quando as visualizações aumentaram, a galera nos comentários dava muitas sugestões e, assim, para o próximo vídeo, já tínhamos algumas ideias”, conta Ítalo.

Atualmente, eles se reúnem uma vez por semana para ensaios e gravações. Eles ainda não vivem exclusivamente da banda e realizam trabalhos complementares, como a participação em orquestras.

Para este novo ano, o grupo foca a preparação de shows e o crescimento nas redes. E, claro, querem caminhar para viver exclusivamente do Quarter Bl4ck.

“Queremos pensar estrategicamente sobre como nos posicionar nas redes, de acordo com o nosso viés e aquilo que queremos transmitir”, conclui Ítalo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img