O Campeonato Paranaense se aproxima do fim e os quatro semifinalistas já estão definidos. A edição de 2026 do Estadual não teve zebra. Quatro campeões estão nas semifinais. Os dois representantes da Capital, Coritiba e Athletico-PR, os dois maiores vencedores do Paranaense, e os dois principais times do interior do Estado, Operário e Londrina. Com isso, o Estadual pode ter uma decisão entre os dois times de Curitiba, algo que ocorreu pela última vez em 2020, ou uma nova final do interior, como ocorreu no ano passado.
Neste domingo (08), foram definidos os outros dois semifinalistas. O atual campeão Operário segue firme rumo ao tricampeonato. Atual campeão, o Fantasma derrotou o Azuriz de Pato Branco por 2 a 0, no Estádio dos Pioneiros, com gols de Edwin Torres e Boschilia. O Operário repetiu o placar do primeiro jogo e impediu o Azuriz de chegar nas semifinais do Paranaense pela primeira vez. Aliás, esta foi a terceira vez que Operário e Azuriz se enfrentaram pelas quartas de final do Paranaense e foi a terceira vez que o Fantasma eliminou o adversário de Pato Branco. E desde 2021, o Fantasma sempre chega entre os quatro melhores do Paraná. Na próxima fase terá pela frente o Coritiba.
O Coxa avançou para as semifinais ao derrotar o Cianorte por 2 a 0, no jogo de volta das quartas de final. O Alviverde tinha a vantagem do empate já que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. Os gols da vitória foram de Fabinho e Josué. Como tem melhor campanha que o Operário, o Coritiba terá o direito de fazer o jogo de volta das semifinais em casa. O Coxa é o maior campeão paranaense com 39 títulos, mas não vence o Estadual desde 2022, quando levou a melhor sobre o Maringá na decisão.
A outra semifinal do Paranaense será entre Athletico-PR e Londrina. O Furacão se tornou o primeiro semifinalista ao levar a melhor sobre o Foz do Iguaçu com duas vitórias em dois jogos. Na ida fez 5 a 0 e na volta, no último sábado, no Estádio do ABC, voltou a vencer o Azulão da Fronteira por 3 a 1. Ou seja, fez 8 a 1 no placar agregado. Na classificação geral, o Furacão passou o Londrina, que avançou para as semifinais nos pênaltis, após dois empates em 1 a 1 com o Independente São Joseense. Sendo assim, nas semifinais, o Londrina fará o jogo de ida em casa e o Furacão terá o privilégio de decidir na Arena da Baixada. O Tubarão segue como único time invicto no Estadual.
Créditos: LUCIANO NEVES
Autor: Agencia Paraná









.gif)












