quarta-feira, fevereiro 4, 2026
18.7 C
Pinhais

Noruega: Princesa e ex-premiê são citados no caso Epstein – 02/02/2026 – Mundo

Alguns dos principais nomes da elite política da Noruega, incluindo um ex-primeiro-ministro e a herdeira da Coroa do país, tiveram contatos diretos com Jeffrey Epstein, pivô de um escândalo envolvendo aliciamento de menores e festas sexuais e que foi encontrado morto na prisão em 2019, em Nova York.

A princesa da Noruega, Mette-Marit; o ex-primeiro-ministro, ex-presidente do comitê do prêmio Nobel e ex-chefe do Comitê Europeu Thorbjorn Jagland; e o atual presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, estão presentes na nova leva de documentos do caso Epstein que foi divulgada na última sexta-feira (30), pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Outros noruegueses que aparecem nos arquivos são o atual vice-presidente do Comitê do Nobel, Asle Toje, e o casal de diplomatas Terje Rod-Larsen e Mona Juul, que atuaram nas negociações de paz de Oslo entre Israel e a Palestina.

Todos lamentaram a associação com Epstein e afirmam que não tinham conhecimento da conduta do criminoso sexual –com exceção de Toje, que negou ter participado da comunicação com o americano.

A princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit, cujo nome aparece pelo menos mil vezes nos 3 milhões de arquivos recém-divulgados, pediu desculpas por sua “amizade embaraçosa” com Epstein, disse que “demonstrou falta de discernimento” e lamentou qualquer contato com o magnata. A correspondência entre os dois ocorreu de 2011 a 2014.

Mette-Marit citou filho acusado de estupro

A divulgação surge em meio a outro escândalo, desta vez envolvendo Marius Borg Hoiby, 29, um dos filhos da princesa, que foi preso nesta segunda (2) por suspeita de lesão corporal, porte de faca e violação de uma ordem de restrição.

A prisão ocorreu um dia antes do início do julgamento de Hoiby, que é acusado de 38 crimes, incluindo ter estuprado quatro mulheres e cometido violência doméstica contra a ex-companheira.

Em um email, Mette-Marit perguntou a Epstein se era “inadequado para uma mãe sugerir duas mulheres nuas carregando uma prancha de surfe para o papel de parede do meu filho de 15 anos”. O filho em questão é Marius Borg Hoiby –ele não é herdeiro do trono real por ser fruto de um relacionamento anterior ao casamento dela com o príncipe Haakon.

Segundo os documentos divulgados, Mette-Marit manteve uma estreita amizade com Epstein durante vários anos, chegando a visitar a luxuosa mansão do magnata em Palm Beach, na Flórida, durante quatro dias no início de 2013, mesmo que ele não estivesse lá. A princesa norueguesa também ofereceu ao milionário americano conselhos sobre como “encontrar uma mulher”.

Quando Epstein disse a ela que estava em Paris “à procura de uma esposa” em 2012, ela respondeu dizendo que a capital francesa era “boa para o adultério” e que “as escandinavas são melhores como esposas”. Em outra, ela disse que ele era “muito charmoso”. Epstein já havia se declarado culpado em 2008 por solicitar prostituição a uma menor.

Após a divulgação dos arquivos, a princesa de 52 anos lamentou “não ter verificado mais de perto o passado de Epstein e não ter compreendido rapidamente que tipo de pessoa ele era”. No entanto, em 2011, Mette-Marit escreveu a Epstein que o tinha “pesquisado no Google”, acrescentando que ele “não parecia muito legal” e terminando a frase com um emoji sorridente.

De acordo com o palácio, a princesa cessou o contato com Epstein em 2014 porque sentia que ele estava “tentando usar seu relacionamento com a princesa herdeira como vantagem com outras pessoas”.

Elite política da Noruega envolvida

O atual primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, do Partido Trabalhista, comentou o envolvimento dos nomes noruegueses no escândalo de Epstein. “A própria princesa herdeira afirmou que demonstrou falta de discernimento, algo com que concordo”, disse ele. “Também acredito que Thorbjorn Jagland fez o mesmo”, completou, citando o ex-premiê e colega de partido.

Jagland, que liderou o país de 1996 a 1997, planejou férias em família em uma das ilhas de Epstein em 2014, indicam os emails divulgados pelo Departamento de Justiça americano. O ex-primeiro-ministro, porém, ficou em uma das propriedades do criminoso sexual, enquanto a família dele se hospedou em outra.

Fontes do Conselho da Europa, que Jagland presidiu, indicaram ao jornal Verdens Gang que Epstein visitou a residência do norueguês em Estrasburgo pelo menos duas vezes e que Jagland se hospedou nas casas do magnata em Paris e Nova York em diversas ocasiões. Os documentos revelam ainda conversas sobre empréstimos para a compra de imóveis. Segundo Jagland, os contatos faziam parte de sua “atividade diplomática normal”.

Borge Brende, ex-ministro das Relações Exteriores da Noruega e presidente do Fórum Econômico Mundial desde 2017, também surge nos documentos. O político jantou com Epstein em 2018 e em 2019, pouco antes das primeiras condenações de Epstein por crimes sexuais. O norueguês também declarou que desconhecia o passado criminoso de Epstein e lamentou não ter investigado mais a fundo.

Outro que aparece nos arquivos é o nome do casal Terje Rod-Larsen e Mona Juul, cuja história inspirou o filme “Oslo”. De acordo com a divulgação, filhos dos dois foram beneficiários do testamento de Epstein.

Já o vice-presidente do Comitê Nobel, Asle Toje, que está em diversas mensagens de texto entre o que parece ser Jeffrey Epstein e Terje Rod-Larsen, e entre Epstein e Steve Bannon (ex-conselheiro de Trump e guru da extrema-direita mundial), negou os contatos com o magnata.

“Nunca o conheci nem me comuniquei com ele. Esse é um caso de Terje Rod-Larsen, não meu”, afirmou ele ao portal norueguês Filter Nyheter. “Esse é um e-mail de uma pessoa que eu nunca conheci ou com quem nunca me comuniquei, sobre uma reunião que eu nunca iniciei e que nunca aconteceu”, disse.

Autor: Folha

Destaques da Semana

X diz que operação na França foi abusiva e “teatro policial”

A rede social X classificou nesta terça-feira (3) a...

Falha crítica no React Native é explorada há mais de mês por criminosos

Uma falha de segurança está sendo explorada ativamente por...

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta...

Temas

Siga-nos

Conheça Nosso Guia de Compras

spot_img

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas