O Agente Secreto deu mais um passo a caminho do Oscar: o longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, ganhou o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2026, neste domingo (11), repetindo o feito de Central do Brasil, em 1999. O evento, que acontece no The Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA), tem o Brasil concorrendo ainda Melhor Ator de Filme de Drama e Melhor Filme de Drama.
O Agente Secreto ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes, em maio, e Wagner também foi premiado no Newport Beach Film Festival e escolhido Melhor Ator no New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional. Tanto o baiano de 49 anos quanto O Agente Secreto foram premiados também no Critics Choice Awards.
Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’
Divulgação/IMDb
A trama se passa no Recife de 1977, em plena ditadura militar. O filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário e especialista em tecnologia que deixa São Paulo e volta à capital pernambucana em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sob constante ameaça e vigilância, Marcelo se envolve com outros dissidentes e figuras marginalizadas e acaba em uma rede de conspiração e espionagem, ao mesmo tempo em que tenta equilibrar sua vida pessoal ao lado do filho. O elenco conta ainda com Gabriel Leone, Alice Carvalho e Tânia Mara, entre outros.
Kleber Mendonça Filho é jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), crítico de cinema, roteirista e produtor. Entre seus filmes estão os premiados O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2018). Ele é casado com a produtora francesa Emilie Lesclaux, com quem tem dois filhos.
Tânia Mara em ‘O Agente Secreto’
Divulgação
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura nos bastidores de ‘O Agente Secreto’
Divulgação/Victor Jucá
Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’
Divulgação
Initial plugin text
Galerias Relacionadas
Autor Original




