As capitais brasileiras adotam modelos diferentes para o atendimento odontológico de urgência 24 horas no SUS (Sistema Único de Saúde). Levantamento feito pela Folha com secretarias de saúde mostra que o serviço pode funcionar em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais gerais ou policlínicas.
Coordenadora do grupo de trabalho sobre Saúde Bucal Coletiva da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), a pesquisadora Sonia Chaves afirma que a oferta de serviços de urgência e emergência odontológica 24 horas pode evitar sofrimento prolongado, perda de dentes e complicações graves de saúde que podem levar até ao óbito.
“Uma infecção dentária não tratada pode se espalhar para a face, atingir a corrente sanguínea e evoluir para sepse, uma condição que pode levar à morte”, alerta a especialista.
Segundo ela, a maior parte das urgências odontológicas, como dor intensa, infecção, abscesso, pulpite (inflamação da polpa dentária) ou inchaço, pode e deve ser atendida na atenção básica. “A unidade básica não pode negar atendimento em casos de dor. A urgência faz parte do escopo da atenção primária”, diz.
Já as emergências, que envolvem risco à vida, como traumas graves, fraturas faciais ou avulsão dentária (expulsão completa do dente), exigem atendimento em unidades especializadas, com equipes de cirurgia.
Fora do horário comercial, o paciente pode procurar a UPA ou emergência mais próxima. Caso não haja dentista, o atendimento médico é paliativo e evita a automedicação. “O remédio alivia momentaneamente, mas não resolve a causa. É fundamental buscar atendimento odontológico depois”, explica.
São Paulo
Na cidade de São Paulo, os casos de urgência odontológica são atendidos em 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis unidades de urgência e emergência (PA, AMA e PS), quatro hospitais municipais (Tatuapé, Campo Limpo, Saboya e Ermelino Matarazzo) e cinco Hospitais Dia. A unidade mais próxima com atendimento odontológico pode ser consultada no site da prefeitura.
Recife
A rede de saúde do Recife conta com três emergências odontológicas 24 horas , funcionando nas policlínicas Amaury Coutinho, Arnaldo Marques e Agamenon Magalhães.
A SES-PE (Secretaria de Saúde de Pernambuco) informa que oferece serviço de urgência odontológica 24 horas na capital por meio do Hospital Geral de Areias. A UPA Nova Descoberta também disponibiliza o atendimento das 19h às 7h.
Maceió
O atendimento odontológico de urgência pelo SUS em Maceió é realizado nas UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, com horários distintos conforme a unidade, mas não há um serviço 24 horas.
Na UPA Benedito Bentes, o serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. Já nas UPAs Santa Lúcia e Trapiche da Barra, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.
João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa não respondeu até a publicação desta reportagem. O Governo da Paraíba informa que oferece na capital serviço de odontologia no Centro Odontológico de Cruz das Armas, que atende casos de urgência que das 19h às 7h nos sete dias na semana e feriados.
Salvador
Além da Unidade de Atendimento Odontológico, no Dique do Tororó, que funciona 24 horas apenas para emergências odontológicas, o serviço também é oferecido em Salvador na UPA Dr. Hélio Machado, em Itapuã.
Natal
Em Natal, o atendimento é feito no Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz de Faria (CRO) e na Unidade Mista de Mãe Luiza, além das UPAS Pajuçara e Esperança. Todos os serviços funcionam 24 horas.
Goiânia
Goiânia oferece atendimento de urgência e emergência odontológica 24 horas em dois pontos da capital: na UPA Novo Mundo e no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Campinas.
Fortaleza
O serviço de urgência odontológica 24 horas é oferecido em Fortaleza nos Centros de Especialidade Odontológica Centro e Joaquim Távora, além das UPAs José Walter, Praia do Futuro e Canindezinho.
Teresina
Em Teresina, o atendimento de urgência odontológica 24 horas é feito nos hospitais Mariano Gayoso Castelo, Ozéas Sampaio, Monte Castelo e Mocambinho, além das UPAS do Satélite, Renascença e Promorar.
São Luís
A Prefeitura de São Luís não respondeu até o fechamento desta reportagem. O Governo do Maranhão informa que atende as urgências odontológicas 24 horas nas UPAs do Araçagi e da Cidade Operária.
Palmas
Em casos de dor intensa, acidentes ou qualquer outra urgência odontológica, a população da capital do Tocantins pode procurar atendimento nas UPAs Sul e Norte, que funcionam 24 horas. O serviço também é oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas, na Avenida Siqueira Campos.
Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande não respondeu até o fechamento desta reportagem. O Governo do Mato Grosso do Sul diz que não possui serviço próprio estadual de urgência ou emergência odontológica com funcionamento 24 horas e que a oferta de ações e serviços de saúde bucal é de responsabilidade dos municípios.
Boa Vista
A Prefeitura de Boa Vista não respondeu até o fechamento desta reportagem. A rede estadual de saúde informa que oferece atendimento odontológico de urgência e emergência 24 horas no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e no Pronto Atendimento Cosme e Silva.
Distrito Federal
O atendimento de urgência no Distrito Federal pode ser feito no Hospital Regional da Região Norte e no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal.
O Hospital Regional do Gama também oferece atendimento odontológico de emergência de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O Hospital Regional de Taguatinga também oferece o serviço de urgência e emergência odontológica aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Rio de Janeiro
No município do Rio, três unidades realizam atendimento de emergência 24 horas em odontologia: o Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, o Hospital do Andaraí e o Centro Municipal de Saúde César Pernetta.
O atendimento odontológico de emergência também é realizado em 10 UPAs municipais, que atendem das 7h às 19h. São elas: UPA Engenho de Dentro, UPA Del Castilho, UPA Costa Barros, UPA Rocha Miranda, UPA Madureira, UPA Cidade de Deus, UPA Vila Kennedy, UPA Senador Camará, UPA Magalhães Bastos e UPA João XXIII.
Porto Alegre
O município oferece atendimento 24 horas no Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul e no Hospital de Pronto-Socorro, que atende casos de traumatologia bucomaxilofacial.
Manaus
Em Manaus, a rede municipal não dispõe de unidades específicas para atendimento odontológico de urgência. Fora do horário comercial, a orientação é buscar serviços de pronto-atendimento administrados pelo governo do estado.
Procurado, o Governo do Amazonas não respondeu até a publicação deste levantamento.
Curitiba
Em Curitiba, o atendimento odontológico de urgência 24 horas pelo SUS está disponível apenas na UPA Fazendinha aos sábados, domingos e feriados.
Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco não respondeu até o fechamento desta reportagem. O Governo do Acre dispõe de atendimento odontológico de urgência 24 horas nas UPAs Sobral, Distrito e Cidade do Povo.
Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte oferece atendimento de urgência e emergência odontológica 24 horas no Hospital Metropolitano Odilon Behrens.
Vitória
Em Vitória, a população pode buscar atendimento odontológico de urgência 24 horas no Pronto Atendimento da Praia do Suá.
Belém
A Prefeitura de Belém não respondeu até o fechamento desta reportagem. A Secretaria de Estado de Saúde Pública informa que o atendimento odontológico de urgência é oferecido em UPAs da capital que funcionam 24 horas, mas não informou o número de unidades que contam com o serviço.
Florianópolis
Duas UPAs de Florianópolis contam com atendimento odontológico de urgência 24 horas, sendo elas a UPA Sul e a Norte.
Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho não respondeu até o fechamento desta reportagem. Em Rondônia, o governo estadual afirma que a oferta direta de atendimento odontológico de urgência e emergência 24 horas é de responsabilidade dos municípios
Aracaju
O serviço de urgência odontológica em Aracaju é ofertado no Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e em regime de 24 horas nos feriados e finais de semana.
Macapá
A Prefeitura de Macapá não respondeu até o fechamento desta reportagem. O Governo do Amapá afirma que oferece o serviço no Hospital Estadual de Santana e Hospital de Emergência Oswaldo Cruz.
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá não respondeu até o fechamento deste texto. O Governo do Mato Grosso também não deu retorno.
O projeto Saúde Pública tem apoio da Umane, associação civil que tem como objetivo auxiliar iniciativas voltadas à promoção da saúde.
Autor: Folha






