sexta-feira, novembro 28, 2025

ONU cobra mais segurança de Lula depois de invasão da COP 30

Um alto funcionário de uma subdivisão dedicada ao clima da Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu das autoridades brasileiras um plano para melhorar a segurança, mitigar o calor e prevenir as inundações na COP 30, realizada em Belém (PA).

Secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell criticou a falha de segurança que permitiu que ativistas invadissem o local da conferência na terça. Segundo Stiell, a organização apresenta uma “série de vulnerabilidades” e o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria instruído a Polícia Federal (PF) a não intervir para dispersar manifestantes.

VEJA TAMBÉM:

“Isso representa uma grave violação da estrutura de segurança estabelecida” e levanta “sérias preocupações” sobre se o Brasil está cumprindo suas obrigações de segurança como anfitrião oficial e presidente da COP 30”, declarou o executivo, segundo informações da agência Bloomberg.

O funcionário da ONU ainda criticou a falta de ar-condicionado, as filas excessivas para alimentação e outras precariedades. Stiell também mencionou o efetivo de segurança insuficiente.

A carta foi encaminhada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. O governo informou que “todas as solicitações da ONU foram atendidas” na organização da COP 30.

Autor Original

Destaques da Semana

Temas

Artigos Relacionados

Categorias mais Procuradas

spot_imgspot_img